Ex-aluna do PPGGEv recebe prêmio no IX Congresso de Ornitologia Neotropical

São Carlos
A ex-aluna do Programa de Pós-graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) da UFSCar foi premiada no IX Congresso de Ornitologia Neotropical, realizado na cidade de Cusco, no Peru, entre os dias 8 e 14 de novembro. A doutora pelo PPGGEv, Carolina Miño, apresentou o pôster "Sistema genético de acasalamento de quatro espécies de aves aquáticas com nidificação em colônias e codistribuídas geograficamente", com estudos sobre a biologia reprodutiva e os padrões de parentesco genético de aves aquáticas presentes no território brasileiro.

Carolina explica que os estudos contribuem para novas pesquisas na área da biologia reprodutiva, principalmente aquelas que abordam aves aquáticas. Os trabalhos analisaram os padrões genéticos e comportamentos reprodutivos das aves cabeça-seca (Mycteria americana), colhereiro (Platalea ajaja), garça-branca-grande (Ardea alba egretta) e tapicuru (Plegadis chihi). "A abordagem metodológica utilizada, baseada em marcadores de DNA e múltiplas técnicas de análise, pode ser aplicada em estudos de espécies que possuam hábitos elusivos e/ou nas quais seja difícil a captura de adultos", aponta a pesquisadora.

Para Carolina, o prêmio é importante tanto para sua carreira acadêmica, quanto para o reconhecimento dos estudos desenvolvidos na Universidade. "O prêmio recebido é muito importante para minha carreira acadêmica, pois significa o reconhecimento de uma comunidade científica integrada por excelentes pesquisadores na área, com grande experiência no estudo das aves. Por outro lado, o prêmio também é importante para o Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução, pois outorga maior visibilidade ao mesmo, à UFSCar e às pesquisas que estão sendo feitas no PPGGEv, com genética e ecologia de populações de aves aquáticas", afirma.

Atualmente Carolina é bolsista pelo Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc). A pesquisadora salienta que as pesquisas na área de comportamento reprodutivo de espécies de aves aquáticas usando metodologias baseadas em DNA continuam sendo realizadas no Laboratório de Genética de Aves do Departamento de Genética Evolutiva (DGE) da UFSCar, sob orientação da docente Silvia Nassif Del Lama.
25/11/2011
10:11:49
05/12/2011
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
4327