Professora do Departamento de Fisioterapia recebe Comenda em Segurança e Proteção do Trabalho

São Carlos
A docente Helenice Jane Cote Gil Coury, do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, recebeu neste mês uma Comenda de Honra ao Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, durante evento realizado pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), em São Paulo. A premiação é conferida a profissionais de diferentes ramos de atuação, que tenham prestado contribuição de especial relevância para o setor de prevenção e segurança no trabalho por mais de 30 anos.

Helenice possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Concluídos o mestrado e doutorado, especializou-se em Ergonomia da University of New South Wales, na Austrália e, posteriormente, fez o pós-doutorado na University of Alberta, no Canadá. No campo de pesquisas, destaca-se com mais de 80 trabalhos publicados no Brasil e no exterior, dentre os quais o livro "Trabalhando Sentado: Manual para Posturas Confortáveis", além de dezenas de teses de mestrado e doutorado orientadas e cursos ministrados fora do País. Por muitos anos, Helenice foi editora-chefe da Revista Nacional de Fisioterapia e sua contribuição prática aparece também em projetos de prevenção no trabalho, desenvolvidos em empresas como Faber Castel, CPFL, Correios, bem como nas parcerias com a Santa Casa e a Prefeitura Municipal de São Carlos, na área da saúde escolar.

Para receber o título, o profissional deve ser indicado por outros comendadores, por colegas de profissão e associação de classe. Os comendadores pertencentes à Animaseg são consultados quando o Ministério do Trabalho edita leis e normas trabalhistas, podendo contribuir para o aperfeiçoamento da legislação, no que diz respeito à saúde e prevenção no trabalho e para melhorar a condição de segurança e de qualidade de vida do trabalhador. Atualmente, no Brasil, há apenas dois comendadores em Fisioterapia do Trabalho, sendo que Helenice Coury é uma deles.

Para a docente, "esta comenda é o reconhecimento de um trabalho coletivo de toda a área de Fisioterapia do Trabalho, que desenvolve as suas atividades em ambientes ocupacionais desde a região Norte até o Sul, em grandes ou pequenas empresas, atuando na organização do trabalho, postos de trabalho e no próprio indivíduo, buscando amenizar os efeitos adversos das atividades profissionais para a saúde desses trabalhadores". Para a professora essa área de atuação da Fisioterapia cresceu expressivamente nos últimos anos e isso se deve pela iniciativa dos profissionais em buscar uma formação pertinente para atender ao desafios da segurança no trabalho.
29/11/2011
16:01:22
09/12/2011
10:00:00
Mariana Ignatios
Não
Não
4341