Professor da UFSCar lança livro sobre a história das constituições brasileiras

São Carlos
No dia 6 de dezembro, acontece em São Paulo o lançamento do livro "A História das Constituições Brasileiras: 200 Anos de Luta Contra o Arbítrio", escrito pelo professor Marco Antonio Villa, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. O livro, publicado pela editora LeYa, aborda o contexto histórico de cada Constituição e apresenta alguns absurdos constitucionais que foram se repetindo desde a Carta de 1824.

Como explica Villa, as constituições brasileiras apresentam traços em comum. Ele aponta que, ao longo da história, os documentos apresentam prolixidade, detalhismo, ao mesmo tempo que dissocia o texto legal da realidade brasileira. "No livro tentei tirar o ranço da discussão constitucional e dar vida à nossa história constitucional. Nas análises históricas destaquei pontos que considero importantes para novas pesquisas monográficas. E, por último, creio que o livro mostra a necessidade de estudos interdisciplinares para analisar algo tão relevante no nosso país como a Constituição", relata.

Villa também analisa diversos aspectos da atual Constituição, promulgada em 1988. Na opinião do docente, o documento garante amplas liberdades e a Constituição não pode ser vista como responsável pelo exercício da democracia no País. "A Constituição de 1988 garante as amplas liberdades como nenhuma outra fez. Se temos problemas - e temos - na nossa democracia, isto não é devido à Constituição. Pelo contrário, sem ela poderíamos estar muito pior. A questão central é que ela não é efetivamente colocada em prática", defende.

O livro "A História das Constituições Brasileiras: 200 Anos de Luta Contra o Arbítrio" já está disponível. Mais informações pode ser acessadas no site da Editora LeYa.
30/11/2011
9:56:21
06/12/2011
19:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
4343