Doutorando do PPGGEv recebe prêmio durante Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes

São Carlos
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) da UFSCar, Jorge Luis Ramirez Malaver, orientado pelo professor Pedro Manoel Galetti Júnior, do Departamento de Genética e Evolução, recebeu o prêmio mérito científico de melhor poster em nível Doutorado no IV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, realizado de 7 a 10 de novembro, pelo Instituto de Biociência da UNESP campus Botucatu, em evento realizado na cidade de São Pedro (SP). Jorge apresentou o trabalho intitulado "Testando a monofilia dos cromossomos sexuais no gênero Leporinus", que faz parte de pesquisa que está em fase inicial e envolve outros dois pesquisadores.

O objetivo do estudo é testar a origem evolutiva comum de sete espécies de peixes do gênero Leporinus (família Anostomidae), conhecidos popularmente por Piau ou Piapara. Esses peixes são de grande importância comercial e possuem distribuição em todas as bacias hidrográficas do Brasil. "Descobrimos que as sete espécies estudadas tem um ancestral comum, apesar de hoje serem espécies que ocupam bacias diferentes", comenta Jorge.

O doutorando explica que isto se deve ao passado. "Havia uma espécie comum que ocupava o mesmo sistema de bacias hidrográficas e, com o tempo, novas bacias foram formadas e, com isso, outras espécies foram criadas. No caso do Leporinus, sete espécies estudadas têm um ancestral comum, ou seja, era uma única espécie", relata. Para Jorge, o resultado é importante tanto para se ter conhecimento da formação das variadas bacias hidrográficas, quanto da história da diversidade das espécies dos peixes pesquisados.

O projeto de pesquisa faz parte da Rede Brasileira de Biodiversidade (Barcoding), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do FNDCT e do CNPq, que tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e dar suporte à consolidação de uma linha de pesquisa sobre códigos de barra da biodiversidade do Brasil. DNA Barcoding, ou "código de barras da vida", é a identificação genética de seres vivos a partir do fragmento de um gene para comparação nos animais.

O próximo passo dos pesquisadores envolvidos é intensificar a amostragem e realizar um estudo filo geográfico, visando avaliar que os processos foram responsáveis pela distribuição atual dessas espécies. Outra fase da pesquisa será a realização dos códigos de barra de DNA para facilitar a rápida e correta identificação desta e de outras espécies. "Receber um prêmio como este é importante porque nos incentiva a seguir trabalhando para contribuir no conhecimento da biodiversidade brasileira", finaliza Jorge.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas pelo e-mail jolobito@hotmail.com.
30/11/2011
10:22:37
09/12/2011
10:00:00
Mariana Ignatios
Não
Não
4345