Campus Sorocaba realiza encontro que aborda a iniciação à docência e a formação continuada de professores

Sorocaba
O campus Sorocaba da UFSCar realiza no dia 10 de dezembro o "II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores", que aborda o tema "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) em Ação: Universidade e Escola Fazendo a Diferença". O evento começa às 8h30 e terá a presença de professores e alunos da UFSCar e das escolas que participam do Programa.

A abertura oficial do Encontro tem início às 9h30, realizada por Maria do Carmo Sousa, docente do do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar e coordenadora do Pibid na Universidade. Na sequência será promovida a mesa-redonda "Pibid e Interdisciplinaridade" e, às 11h30, acontece o Circuito de Atividades, com escolas participantes do Pibid, sendo cinco estaduais e oito municipais, de Sorocaba, São Carlos e Araras, nas salas de aula do ATLab. Simultaneamente, também ocorre apresentação cultural das escolas participantes do Programa.

Das 16 às 17 horas, os participantes conferem o debate "Diferentes vozes sobre a participação no Pibid-UFSCar", que será conduzido por professoras da rede básica de ensino, colaboradores e alunos bolsistas do Programa. O Encontro será encerrado às 17 horas com uma síntese geral das discussões realizadas ao longo do dia.

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do Programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de Ensino Superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

O Pibid-UFSCar atua hoje em 15 escolas: duas em Sorocaba, cinco em São Carlos, seis em Araras, uma em São José dos Campos e uma em Jales. São 260 bolsistas licenciandos de 20 cursos de licenciatura da UFSCar, 37 supervisores (professores da Educação Básica) e docentes de 12 departamentos da Universidade. No Programa, são desenvolvidas atividades curriculares e extracurriculares em várias áreas de conhecimento e a intenção é que a escola atue como coformadora dos licenciandos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5969 ou pelo e-mail ricougo@ufscar.br.
08/12/2011
14:08:50
10/12/2011
20:00:00
Artur Vergennes
Não
Não
4371