Professora da UFSCar publica livro sobre o ensino de ciências na Educação Infantil
São Carlos
Projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UFSCar permitiram a elaboração de um livro que aborda o ensino de ciências nos primeiros anos escolares. Escrito pela professora Alessandra Arce, do Departamento de Educação (DEd), e pelas alunas Debora Silva e Michele Varotto, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a obra "Ensinando Ciências na Educação Infantil" apresenta processos educativos que ampliam as possibilidades dos professores despertarem o interesse das crianças pela Ciência.
Como explica a professora Alessandra, o ensino de ciências ainda é um desafio para os profissionais de educação, pois exige um trabalho que deve despertar nas crianças a curiosidade e as motivações de aprender. "A formação dos professores ainda é deficiente nesta área. As futuras e os futuros professores muito pouco conhecem das ciências e consequentemente das possibilidades de ensiná-la. Aliás, olhar para a Educação Infantil como um espaço de ensino para além das brincadeiras, considero o maior de todos os desafios", aponta a docente.
Para dinamizar os processos educacionais, as autoras apresentam os aportes teóricos para a defesa do ensino de ciências na Educação Infantil e também exemplos de experimentos e aulas que podem ser apresentados aos alunos.
Para a docente, ensinar ciências é trabalhar com a curiosidade que as crianças expressam a respeito do mundo em que vivem e a educação permite a compreensão da vida humana em toda a sua complexidade. A professora destaca que a educação assume um papel importante durante os primeiros anos de formação do indivíduo, pois com base nos conteúdos de aula, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, exercitam a criatividade e encontram as explicações para fenômenos naturais, como a ocorrência da chuva, as estações do ano, a construção de objetos de uso cotidiano, por exemplo.
A elaboração do livro contou com a participação de alunos do PPGE e professores das áreas de Biologia, Química e Física da UFSCar. A obra já está disponível e pode ser encontrada no site da editora Alínea. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail alessandra.arce@gmail.com.
Como explica a professora Alessandra, o ensino de ciências ainda é um desafio para os profissionais de educação, pois exige um trabalho que deve despertar nas crianças a curiosidade e as motivações de aprender. "A formação dos professores ainda é deficiente nesta área. As futuras e os futuros professores muito pouco conhecem das ciências e consequentemente das possibilidades de ensiná-la. Aliás, olhar para a Educação Infantil como um espaço de ensino para além das brincadeiras, considero o maior de todos os desafios", aponta a docente.
Para dinamizar os processos educacionais, as autoras apresentam os aportes teóricos para a defesa do ensino de ciências na Educação Infantil e também exemplos de experimentos e aulas que podem ser apresentados aos alunos.
Para a docente, ensinar ciências é trabalhar com a curiosidade que as crianças expressam a respeito do mundo em que vivem e a educação permite a compreensão da vida humana em toda a sua complexidade. A professora destaca que a educação assume um papel importante durante os primeiros anos de formação do indivíduo, pois com base nos conteúdos de aula, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, exercitam a criatividade e encontram as explicações para fenômenos naturais, como a ocorrência da chuva, as estações do ano, a construção de objetos de uso cotidiano, por exemplo.
A elaboração do livro contou com a participação de alunos do PPGE e professores das áreas de Biologia, Química e Física da UFSCar. A obra já está disponível e pode ser encontrada no site da editora Alínea. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail alessandra.arce@gmail.com.
01/02/2012
9:46:12
11/02/2012
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
4461