Pesquisa do PPGEc aponta que atendidos pelo Bolsa Família apresentam maior consumo de alimentos

Sorocaba
O estudo também mostra que a desnutrição infantil é menor entre as famílias beneficiadas
Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc) do campus Sorocaba da UFSCar concluiu que as famílias atendidas pelo Bolsa Família realmente apresentam um consumo maior de alimentos, principalmente os da cesta básica, em comparação com as famílias que não são atendidas pelo programa. Da mesma forma, a pesquisa mostrou que a proporção de famílias com crianças que apresentam Índice de Massa Corpórea (IMC) compatível com a idade é maior entre os atendidos pelo Bolsa Família.

A pesquisa "Avaliação de Programas Sociais: Uma Análise do Impacto do Bolsa Família sobre o Consumo de Alimentos " foi apresentada como defesa de dissertação pela aluna Juliana Carolina Frigo Baptistella, do PPGEc, e teve como objetivo avaliar o impacto do Programa Bolsa Família no consumo de alimentos das famílias beneficiadas.

Foram utilizados dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009 do IBGE e consideradas as famílias pobres com crianças entre os seus membros, analisando o consumo de alimentos das famílias beneficiadas (grupo de tratamento) e não beneficiadas (grupo de controle) pelo programa. A partir do método de propensity score matching, realizou-se o pareamento entre essas famílias, de modo que se pode comparar unidades de análise muito semelhantes quanto às suas características observáveis. Dada a estimativa do consumo adicional de alimentos resultante do recebimento do Bolsa Família, procurou-se estabelecer uma relação entre esse consumo e a segurança alimentar.

Segundo a professora Andrea Rodrigues Ferro, do Departamento de Economia da UFSCar (DEco), orientadora da pesquisa, o Bolsa Família foi considerado capaz de atingir um de seus objetivos, que é o de evitar a situação de insegurança alimentar. "Na prática, o estudo mostra que o dinheiro público gasto no programa é revertido para aquilo que deve - ou seja, gasta-se o dinheiro para o benefício da família", afirma.

A pesquisa também comprova que uma das críticas feitas ao Bolsa Família - o uso do dinheiro para o consumo de bebidas alcoólicas - não tem fundamento, pois, segundo o estudo, os gastos com esse tipo de produto são menores nas famílias que recebem o benefício. “Isso derruba o mito de que os pais gastam o dinheiro do Bolsa Família com bebidas", conclui a professora Andrea. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5991.
06/02/2012
12:08:17
13/02/2012
10:00:00
Artur Vergennes
Não
Não
4469