Programa desenvolvido em parceria com a UFSCar é apresentado no Fórum Econômico Mundial
São Carlos
No mês de janeiro de 2012, o projeto Never-Ending Language Learner (NELL), desenvolvido por pesquisadores da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos, e da UFSCar, foi apresentado no Fórum Econômico Mundial em debates que analisaram a relação entre os seres humanos e as máquinas e de que forma essa relação pode melhorar o cotidiano das pessoas. O projeto NELL teve início em janeiro de 2010, quando os pesquisadores iniciaram o desenvolvimento de um programa de computador capaz de aprender de forma autônoma sobre diversos assuntos. A partir da coleta de informações disponibilizadas na rede mundial de computadores, o NELL é capaz de filtrar informações, analisar a veracidade dos dados recolhidos, verificar a confiabilidade das fontes, interagir em redes sociais e sugerir documentos conforme as necessidades dos usuários.
Como explica o professor Estevam Hruschka Júnior, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar e um dos desenvolvedores do NELL, o aplicativo é o primeiro sistema computacional com base no paradigma de aprendizado sem fim da história da computação. Estevam Júnior explica que o NELL já apresenta grandes potencialidades de beneficiar a sociedade. Diante das possibilidades de aplicação do programa, Estevam Júnior afirma que o NELL foi bem aceito entre as pessoas que puderam conhecer melhor as suas funcionalidades. Na avaliação do professor, o NELL pode estar disponível para o público nos próximos cinco anos, inserido em ferramentas computacionais já utilizadas pelas pessoas, como serviços de buscas e redes sociais. Segundo o professor, o programa pode atender uma grande diversidade de público, desde os usuários comuns da Internet até pesquisadores que procuram artigos científicos específicos. "Hoje, na era da informação, o número de dados é muito grande. O NELL pode contribuir na leitura, organização e seleção de textos conforme as necessidades do usuário", salienta o professor.
Além do seu processo contínuo de aprimoramento na coleta e disponibilidade de informações, o NELL também apresenta muita flexibilidade na inserção de novas capacidades. Atualmente, o professor Estevam desenvolve ferramentas que diminuem a dependência do NELL junto aos seus desenvolvedores, que ampliará a capacidade do sistema em filtrar os dados e possibilitar a apresentação das informações mais confiáveis. "Hoje o NELL já aprendeu mais de 1 milhão de fatos a partir da web e tem a capacidade de, autonomamente, corrigir erros cometidos, tirar dúvidas através de mensagens no Twitter e no YahooAnswers e também de perguntar para seus desenvolvedores sobre fatos que lhe parecem muito complicados", afirma.
Outro aprimoramento desenvolvido na UFSCar busca a otimização da leitura no idioma português, que pode facilitar a tradução de textos em outras línguas e o acesso a documentos estrangeiros.
Como explica o professor Estevam Hruschka Júnior, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar e um dos desenvolvedores do NELL, o aplicativo é o primeiro sistema computacional com base no paradigma de aprendizado sem fim da história da computação. Estevam Júnior explica que o NELL já apresenta grandes potencialidades de beneficiar a sociedade. Diante das possibilidades de aplicação do programa, Estevam Júnior afirma que o NELL foi bem aceito entre as pessoas que puderam conhecer melhor as suas funcionalidades. Na avaliação do professor, o NELL pode estar disponível para o público nos próximos cinco anos, inserido em ferramentas computacionais já utilizadas pelas pessoas, como serviços de buscas e redes sociais. Segundo o professor, o programa pode atender uma grande diversidade de público, desde os usuários comuns da Internet até pesquisadores que procuram artigos científicos específicos. "Hoje, na era da informação, o número de dados é muito grande. O NELL pode contribuir na leitura, organização e seleção de textos conforme as necessidades do usuário", salienta o professor.
Além do seu processo contínuo de aprimoramento na coleta e disponibilidade de informações, o NELL também apresenta muita flexibilidade na inserção de novas capacidades. Atualmente, o professor Estevam desenvolve ferramentas que diminuem a dependência do NELL junto aos seus desenvolvedores, que ampliará a capacidade do sistema em filtrar os dados e possibilitar a apresentação das informações mais confiáveis. "Hoje o NELL já aprendeu mais de 1 milhão de fatos a partir da web e tem a capacidade de, autonomamente, corrigir erros cometidos, tirar dúvidas através de mensagens no Twitter e no YahooAnswers e também de perguntar para seus desenvolvedores sobre fatos que lhe parecem muito complicados", afirma.
Outro aprimoramento desenvolvido na UFSCar busca a otimização da leitura no idioma português, que pode facilitar a tradução de textos em outras línguas e o acesso a documentos estrangeiros.
24/02/2012
14:46:28
04/03/2012
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
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