Professora da UFSCar lança livro que aborda o comportamentos de vítimas e do poder público após desastres naturais

São Carlos
A professora do Departamento de Sociologia da UFSCar, Norma Valêncio, acaba de lançar o livro 'Para além do dia do desastre'. A obra, da Coleção Ciências Sociais da Editora Appris, resume o debate científico internacional sobre a Sociologia dos Desastres, que vem acontecendo recentemente. O livro é destinado a profissionais e estudantes da temática, assim como para todos os interessados no assunto.

Economista, mestre em Educação e doutora em Ciências Humanas, Norma Valêncio também é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) do Departamento de Sociologia da UFSCar. Foi com base na sua experiência e nas atividades constantes do grupo que a professora elaborou a obra. Norma conta que a Sociologia dos Desastres estuda como as vítimas e o próprio poder público se comportam perante catástrofes naturais que ocorrem em meio à pouca estrutura de desenvolvimento e analisa, principalmente, o campo das relações sociais, no qual, segundo a autora, efetivamente os desastres ocorrem.

No livro, Norma Valêncio identifica as características centrais do comportamento dessa crise e tem como base o contexto brasileiro na última década. Por meio de fotos, documentos, análise da evolução de ocorrência de desastres e diversos outros indicadores, o leitor é apresentado a um universo que analisa de forma profunda os dias posteriores aos desastres naturais.

O livro 'Para além do dia do desastre' pode ser adquirido no site da Editora Appris.


10/04/2012
11:12:58
20/04/2012
10:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Sim
Não
4619