UFSCar forma 105 alunos das primeiras turmas dos cursos de graduação a distância

Araras, Sorocaba, São Carlos
O dia 13 de abril foi uma data especial para a UFSCar. "Um dia especialíssimo", nas palavras do Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho. A Instituição, por meio de sua Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), realizou as formaturas das primeiras turmas dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (SI), Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (TS) ofertados na modalidade a distância.

Às 10 horas da manhã, o Teatro Universitário Florestan Fernandes foi palco da cerimônia de Colação de Grau dos 14 formandos de SI; às 13h foi a vez dos 13 estudantes de TS receberem o diploma; e às 15h, 78 concluintes do curso de Pedagogia comemoraram a formatura. Os 105 alunos ingressaram na Universidade em 2007, quando a UFSCar realizou o primeiro vestibular e passou a oferecer cursos de graduação a distância como parceira da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação. 

As três cerimônias contaram com a presença do Reitor da UFSCar, da Secretária Geral de Educação a Distância, professora Aline Reali, além de membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos formandos. "Hoje, comemoramos mais uma vitória da UFSCar, na empreitada de oferecer graduação em EaD com qualidade e inovação", afirmou o Reitor.

As atividades em EaD desenvolvidas pela UFSCar visam à democratização e a socialização do conhecimento que é produzido e restrito, usualmente, aos frequentadores das instituições de ensino. Por intermédio da modalidade de educação a distância, a Universidade proporciona oportunidades de formação a cidadãos residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham dificuldades em participar de cursos presenciais. "Eu moro em Jales, muito longe aqui da UFSCar, e  pude, na minha própria cidade, estudar em uma universidade federal", conta Fabiana de Cássia da Silva que se formou em Pedagogia. Para se ter uma ideia, além dos campi em São Carlos, Sorocaba e Araras, hoje, a UFSCar já está presente em outras 18 cidades de seis Estados do País e esse número deve ser ampliado em breve.

"Desta forma, busca-se responder, de um lado, às demandas de formação de profissionais competentes e, de outro, atender aos anseios de uma realidade social, pautada pela exclusão, o que se mostra fundamental para a formação do cidadão brasileiro e o desenvolvimento de nosso país", afirma a professora Aline Reali. Um bom exemplo é o aluno Evandro Bueno, que se formou em SI, no polo de São Carlos. Ele recebeu uma promoção para chefia na área de Tecnologia da Informação na empresa onde trabalhou enquanto ainda estudava.

Junge Takagaki, formado em TS, do polo de Itapetininga, assim como Evandro e Fabiana, assumem que no começo não foi fácil. Os cursos a distância exigem dedicação integral, "não tínhamos sábado, domingo, nem feriado, mas valeu a pena!", resume Takagaki. "O período de adaptação é difícil e o bom desempenho depende muito do comprometimento do aluno. Temos que reaprender a estudar", afirma Evandro. Mas é "uma experiência que alarga os horizontes em todos os sentidos, tanto profissional como pessoal", conclui Takagaki.

As primeiras turmas formadas dos cursos de graduação a distância da UFSCar estão repletas de casos de sucesso. Formados que foram aprovados em concursos públicos e em cursos de pós-graduação, promovidos em seus empregos, incentivados a iniciar negócios próprios etc. E todos têm a certeza de que receberam uma formação de qualidade e que estão aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho. "Tudo o que o curso nos ofereceu vai ser de grande valia para a nossa vida", afirma Eduardo do Nascimento, formado em SI.

Os formados também não hesitam em recomendar os cursos de graduação a distância da UFSCar. "Cada vez mais as pessoas têm dificuldades em frequentar um curso presencial e a EaD é uma excelente oportunidade para quem quer aprender", aconselha Takagaki.

O Reitor da UFSCar afirmou que com a iniciativa de oferta de cursos em EaD, a Instituição tem assumido o desafio de garantir aos seus alunos a mesma qualidade que imprime aos seus cursos presenciais em seus diferentes níveis. "Nós temos uma equipe muito qualificada, os professores que estão à frente da EaD da UFSCar se mostraram extremamente competentes e nós precisamos, inclusive, parabenizar a todos os envolvidos pelo trabalho realizado", afirma.

Na ocasião da formatura dos alunos, a Universidade comemorou, portanto, a ampliação de seu campo de atuação e o sucesso dos cinco anos iniciais de um trabalho pioneiro de equalização social ao oferecer cursos superiores gratuitos e de qualidade, na modalidade a distância.

17/04/2012
9:29:31
23/04/2012
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
4637