Reitor da UFSCar é reeleito à Presidência da Associação de Universidades Grupo Montevidéu

Araras, Sorocaba, São Carlos
O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, acaba de ser reeleito à Presidência da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), para novo mandato de um ano. Araújo Filho foi indicado pelos colegas e eleito por unanimidade na LXI Reunião do Conselho de Reitores da AUGM, realizada no dia 23/4 na Universidade Federal de Goiás.

A AUGM, criada em 1991, reúne universidades brasileiras, argentinas, paraguaias, bolivianas, chilenas e uruguaias. O objetivo é a consolidação de um espaço acadêmico comum que possibilite a superação de obstáculos e a multiplicação das possibilidades de ação. A Associação é organizada em Núcleos Disciplinares – que correspondem a disciplinas de interesse comum – e Comitês Acadêmicos – concebidos para articular configurações temáticas abrangentes qualificadas como estratégicas por serem transversais e relacionadas a assuntos regionais. Além das atividades realizadas no âmbitos dos Núcleos e Comitês, a AUGM mantém programas de mobilidade docente e estudantil e realiza eventos periódicos tradicionais, como as Jornadas de Jovens Pesquisadores e os Seminários Universidade-Sociedade-Estado.

"A AUGM é hoje a principal associação de universidades da América Latina e Caribe e a articulação entre seus diferentes programas a torna uma referência inclusive em termos mundiais. É uma imensa honra ter sido escolhido para dar continuidade ao trabalho que estamos realizando, particularmente neste momento em que é intensa a reflexão sobre o papel e o potencial da internacionalização das atividades universitárias brasileiras, não apenas para a Educação Superior e a Ciência e Tecnologia, mas para o desenvolvimento do País e da região e para a promoção da solidariedade e da cooperação entre os povos. Vejo como prioridade a consolidação do Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), esforço no qual a Associação está profundamente envolvida", afirma o Reitor da UFSCar. "Além disso, a AUGM está liderando, no âmbito do Mercosul, os trabalhos para configuração do Espaço Euro-Latino-Americano de Educação Superior, inseridos no programa Alfa Puentes, que é financiado pela União Europeia. Para tanto, estamos organizando para novembro, na cidade de São Paulo, uma grande conferência que debaterá estratégias inovadoras de colaboração entre a América Latina e a Europa na Educação Superior e na pesquisa. Estão coordenando a organização do evento a UFSCar, a USP, a Unesp e a Unicamp, o que demonstra o reconhecimento da relevância da nossa universidade na promoção da cooperação acadêmica como estratégia de colaboração internacional e, concomitantemente, desenvolvimento regional."

26/04/2012
10:49:22
25/05/2012
9:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
4673