PPGAS promove no dia 9/5 nova edição das Quartas Indomáveis

São Carlos
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar realiza um novo encontro das "Quartas Indomáveis", no dia 9 de maio. A palestra aborda o tema "Na roça e na cidade: fala, parentesco e deslocamentos" e será ministrada por John Comerford, professor e pesquisador do grupo de Antropologia da Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento é aberto a todos os interessados.

Durante a palestra, o professor Comerford analisa a relação entre família, localidade e reputação diante de situações que envolvem a distância, ausência e deslocamento. O docente também abordará quais são as modulações e complicações da disputa entre a vida roça e as atividades nas nas cidades.

A vida em pequenas localidades rurais na Zona da Mata de Minas Gerais passa pela arte agonística, ou seja, pela interação de disputa da convivência com familiares, vizinhos, parentes, compadres, amigos, inimigos. Nas práticas mais cotidianas e, aparentemente banais, como frequentar as casa uns dos outros, conversar, fofocar, oferecer cafezinho e comida, fazer brincadeira, reparar uma cerca, cumprimentar um vizinho, dar carona, ou ao deixar de fazer qualquer uma dessas coisas, está permanentemente em jogo fazer, desfazer e refazer coletivos, especialmente aqueles concebidos e denominados em termos de família e parentesco.

Essas práticas são observadas e narradas, sendo tanto a observação quanto a narração referidas e constituídas pela família, localidade e reputação. Mas a vida nessas pequenas localidades não se limita a elas, parte das famílias e das “comunidades” moram nas cidades, na sede municipal, no centro regional e no grande centro. E algumas pessoas dali estão “no mundo”, circulando.

O encontro tem início às 10 horas, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, na área Sul do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgasdaufscar@gmail.com.
08/05/2012
11:12:45
09/05/2012
18:00:00
Patrícia Lelli
Não
Não
4701