Pesquisa analisa a utilização de vídeo games em processos de reabilitação
São Carlos
Estudo realizados na UFSCar avaliam os impactos no sistema nervoso autônomo cardíaco em jovens adultos durante um jogo de realidade virtual de imersão. A pesquisa é realizada pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO), Cláudia Daniele Pestana Barbosa, pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), Silvia Moura, e pelo aluno Paulo Vinícius Braga Mendes, do curso de graduação em Terapia Ocupacional, sob orientação da docente Iracema Serrat Vergotti Ferrigno, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), e coorientação da professora Aparecida Maria Catai, do Departamento de Fisioterapia (DFisio).
Os estudos são desenvolvidos no Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), em parceria com o Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.
Cláudia explica que já existem estudos que apontam resultados positivos na reabilitação baseada na Realidade Virtual (RV). Segundo pesquisas internacionais, a RV auxilia e desenvolve as capacidades lúdicas e motoras, dinamiza o tempo de reação e incentiva a participação nos tratamentos. "Pesquisas apontam que a RV terá um impacto considerável sobre a reabilitação ao longo dos próximos 10 anos. Além disso, a aplicabilidade da RV não se limita ao tratamento de reabilitação, sendo útil também na avaliação e pesquisa", relata a pesquisadora.
Porém, Cláudia salienta que os equipamentos de RV ainda são caros ou indisponíveis comercialmente. Por isso, existem pesquisas que analisam a adoção de aparelhos de baixo custo e mais acessíveis, tais como sistemas de jogos, na aplicação de processos de reabilitação. "Dentre esses sistemas de jogos disponíveis comercialmente, temos o Nintendo Wii. Este sistema possui uma enorme variedade de jogos e atividades, permitindo muitos movimentos e tem sido indicado em situações de necessidade de fortalecimento muscular, aumento da amplitude de movimento, treino de equilíbrio, aumento da coordenação motora global e fina, melhora na cognição, propriocepção e recreação", explica Cláudia.
Diante da expansão do uso de vídeo games, como o Nintendo Wii, nos processos de reabilitação, a pesquisa desenvolvida na UFSCar analisa os efeitos do jogo de boxe do Nintendo Wii no sistema autonômico cardíaco. "Este jogo é o que as pesquisas apontam atingir níveis de atividade física moderados. Acredita-se que indivíduos normais apresentarão aumento da frequência cardíaca durante a utilização dos jogos e com os dados obtidos poderemos caracterizar os efeitos dos jogos sobre a variabilidade da frequência cardíaca dos voluntários", afirma Cláudia.
Para a elaboração dos estudos, serão selecionados indivíduos do sexo masculino, com idades entre 18 e 30 anos, não atletas, não obesos e não fumantes para participarem desta pesquisa. Esses voluntários jogarão o jogo de boxe durante 10 minutos utilizando um monitor cardíaco que armazenará os dados sobre sua frequência cardíaca que, posteriormente, serão analisados para verificar a influência do jogo sobre o sistema autônomo cardíaco. Dados sobre o sistema autônomo cardíaco em repouso também serão coletados para posterior comparação.
Interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelos telefones (16) 3351-8705 ou pelos e-mails pesquisawii@gmail.com ou claudiabarbosato@gmail.com.
Os estudos são desenvolvidos no Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), em parceria com o Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.
Cláudia explica que já existem estudos que apontam resultados positivos na reabilitação baseada na Realidade Virtual (RV). Segundo pesquisas internacionais, a RV auxilia e desenvolve as capacidades lúdicas e motoras, dinamiza o tempo de reação e incentiva a participação nos tratamentos. "Pesquisas apontam que a RV terá um impacto considerável sobre a reabilitação ao longo dos próximos 10 anos. Além disso, a aplicabilidade da RV não se limita ao tratamento de reabilitação, sendo útil também na avaliação e pesquisa", relata a pesquisadora.
Porém, Cláudia salienta que os equipamentos de RV ainda são caros ou indisponíveis comercialmente. Por isso, existem pesquisas que analisam a adoção de aparelhos de baixo custo e mais acessíveis, tais como sistemas de jogos, na aplicação de processos de reabilitação. "Dentre esses sistemas de jogos disponíveis comercialmente, temos o Nintendo Wii. Este sistema possui uma enorme variedade de jogos e atividades, permitindo muitos movimentos e tem sido indicado em situações de necessidade de fortalecimento muscular, aumento da amplitude de movimento, treino de equilíbrio, aumento da coordenação motora global e fina, melhora na cognição, propriocepção e recreação", explica Cláudia.
Diante da expansão do uso de vídeo games, como o Nintendo Wii, nos processos de reabilitação, a pesquisa desenvolvida na UFSCar analisa os efeitos do jogo de boxe do Nintendo Wii no sistema autonômico cardíaco. "Este jogo é o que as pesquisas apontam atingir níveis de atividade física moderados. Acredita-se que indivíduos normais apresentarão aumento da frequência cardíaca durante a utilização dos jogos e com os dados obtidos poderemos caracterizar os efeitos dos jogos sobre a variabilidade da frequência cardíaca dos voluntários", afirma Cláudia.
Para a elaboração dos estudos, serão selecionados indivíduos do sexo masculino, com idades entre 18 e 30 anos, não atletas, não obesos e não fumantes para participarem desta pesquisa. Esses voluntários jogarão o jogo de boxe durante 10 minutos utilizando um monitor cardíaco que armazenará os dados sobre sua frequência cardíaca que, posteriormente, serão analisados para verificar a influência do jogo sobre o sistema autônomo cardíaco. Dados sobre o sistema autônomo cardíaco em repouso também serão coletados para posterior comparação.
Interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelos telefones (16) 3351-8705 ou pelos e-mails pesquisawii@gmail.com ou claudiabarbosato@gmail.com.
28/05/2012
14:00:00
10/06/2012
23:59:00
Enzo Kuratomi
Não
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