Rede online do Portal dos Professores da UFSCar completa cinco anos de atividades
São Carlos
Um ambiente onde estudantes, pesquisadores, profissionais da área educacional, além dos próprios pais de alunos, são convidados a refletir, trocar experiências, além de discutir temas que realmente possam fazer a diferença no ambiente escolar de crianças de 0 a 6 anos. Esse é o projeto "Comunidade de Educação Infantil", uma rede online pioneira no Brasil, que integra o Portal dos Professores da UFSCar, e tem o objetivo de expandir os diálogos e melhorar a qualidade do ensino no país.
Com mais de cinco mil acessos de pessoas espalhadas por todo o Brasil, o "Comunidade de Educação Infantil", onde basta estar cadastrado para participar, disponibiliza sessões como agenda de eventos, congressos e cursos, outras com sugestões de livros e vídeos que podem ser usados em sala de aula, além de um canal onde também é tratada a saúde dos profissionais da área.
Coordenado pelos docentes Maria Aparecida Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e Douglas Aparecido de Campos, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, o grupo gestor do projeto é formado por alunos de graduação e pós-graduação, que, além de monitorar as trocas de experiências relatadas no site, alimentam as sessões sempre com novas informações de interesse da área educacional.
Segundo o professor Douglas de Campos, o projeto da rede online nasceu de discussões realizadas no Núcleo de Estudos sobre a Escola de Vigotsky (NEEVY), um grupo de pesquisa sobre a área educacional infantil. "Percebemos que os professores não estavam acompanhando as discussões sobre os problemas enfrentados pela educação no País. Pensamos, então, em criar ferramentas que pudessem funcionar como mediadoras dos processos de formação e aprendizagem dos usuários, que hoje em dia são, principalmente, professores de Educação Infantil, alunos de Pedagogia e demais licenciaturas que atuam na educação de crianças de 0 a 6 anos", explica o coordenador do projeto.
Completando cinco anos em 2012, hoje o ambiente virtual amplia a formação inicial e continuada de professores, de forma a aprofundar os conhecimentos sobre a complexidade dos processos de aprendizagens profissionais dos docentes, bem como gerar propostas de políticas públicas de qualidade para a Educação Infantil, além de aumentar os espaços de ensino, extensão universitária e investigação científica na área.
Uma das sessões com mais participação dos usuários na rede online é a "Compartilhe Experiência". Nesse espaço, as pessoas cadastradas postam relatos de atividades desenvolvidas com as crianças e, assim, estimulam colegas a inovarem o processo de ensino-aprendizagem. Outro diferencial do projeto é um canal de comunicação pelo qual os usuários podem tirar suas dúvidas sobre saúde, em que temas relacionados ao uso da voz, o cansaço, o estresse e a jornada de trabalho dos profissionais da área são tratados.
Dessa maneira, o "Comunidade de Educação Infantil" tem colaborado para uma melhor qualidade educacional no País. Para Douglas de Campos, apesar da educação no Brasil ter avançado muito na última década, a nação ainda está muito longe de chegar ao ideal. "Recentemente, no Brasil, as creches e a educação especial foram excluídas do processo de formação de professores em cursos de Pedagogia. Essa normatização contraria as lutas pela qualidade da Educação Infantil como primeiro nível de ensino da Educação Básica. Além disso, essa deliberação também desconsidera as pesquisas que apontam a necessidade de investimento na educação das crianças até os 4 anos de idade, uma vez que nesse período as crianças aprendem em níveis cada vez mais elevados", exemplifica o professor.
Usuária do "Comunidade de Educação Infantil" desde o início do projeto, a mestre em educação e professora da rede municipal de educação infantil de São Carlos, Andreia Cristina Metzner, conta que a comunicação com outros educadores de diversos lugares do País contribui muito para seu trabalho dentro de sala de aula. "A troca de experiências, discussões sobre assuntos de nossos interesses, dúvidas que surgem dentro da sala de aula em nosso dia a dia e são sanadas com especialistas qualificados, além da agenda de eventos, e as outras sessões, sem dúvida, deixam a aula mais interessante para nós professores e também para nossos alunos", afirma Andreia.
Contribuindo na discussão e debates desses problemas, o "Comunidade de Educação Infantil" visa ampliar essa contribuição à medida que seja ampliado o acesso ao site, que está em constante atualização. O endereço do Portal dos Professores da UFSCar é o www.portaldosprofessores.ufscar.br. No site, basta clicar em "Comunidade de Educação Infantil", se cadastrar e compartilhar experiências.
Com mais de cinco mil acessos de pessoas espalhadas por todo o Brasil, o "Comunidade de Educação Infantil", onde basta estar cadastrado para participar, disponibiliza sessões como agenda de eventos, congressos e cursos, outras com sugestões de livros e vídeos que podem ser usados em sala de aula, além de um canal onde também é tratada a saúde dos profissionais da área.
Coordenado pelos docentes Maria Aparecida Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e Douglas Aparecido de Campos, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, o grupo gestor do projeto é formado por alunos de graduação e pós-graduação, que, além de monitorar as trocas de experiências relatadas no site, alimentam as sessões sempre com novas informações de interesse da área educacional.
Segundo o professor Douglas de Campos, o projeto da rede online nasceu de discussões realizadas no Núcleo de Estudos sobre a Escola de Vigotsky (NEEVY), um grupo de pesquisa sobre a área educacional infantil. "Percebemos que os professores não estavam acompanhando as discussões sobre os problemas enfrentados pela educação no País. Pensamos, então, em criar ferramentas que pudessem funcionar como mediadoras dos processos de formação e aprendizagem dos usuários, que hoje em dia são, principalmente, professores de Educação Infantil, alunos de Pedagogia e demais licenciaturas que atuam na educação de crianças de 0 a 6 anos", explica o coordenador do projeto.
Completando cinco anos em 2012, hoje o ambiente virtual amplia a formação inicial e continuada de professores, de forma a aprofundar os conhecimentos sobre a complexidade dos processos de aprendizagens profissionais dos docentes, bem como gerar propostas de políticas públicas de qualidade para a Educação Infantil, além de aumentar os espaços de ensino, extensão universitária e investigação científica na área.
Uma das sessões com mais participação dos usuários na rede online é a "Compartilhe Experiência". Nesse espaço, as pessoas cadastradas postam relatos de atividades desenvolvidas com as crianças e, assim, estimulam colegas a inovarem o processo de ensino-aprendizagem. Outro diferencial do projeto é um canal de comunicação pelo qual os usuários podem tirar suas dúvidas sobre saúde, em que temas relacionados ao uso da voz, o cansaço, o estresse e a jornada de trabalho dos profissionais da área são tratados.
Dessa maneira, o "Comunidade de Educação Infantil" tem colaborado para uma melhor qualidade educacional no País. Para Douglas de Campos, apesar da educação no Brasil ter avançado muito na última década, a nação ainda está muito longe de chegar ao ideal. "Recentemente, no Brasil, as creches e a educação especial foram excluídas do processo de formação de professores em cursos de Pedagogia. Essa normatização contraria as lutas pela qualidade da Educação Infantil como primeiro nível de ensino da Educação Básica. Além disso, essa deliberação também desconsidera as pesquisas que apontam a necessidade de investimento na educação das crianças até os 4 anos de idade, uma vez que nesse período as crianças aprendem em níveis cada vez mais elevados", exemplifica o professor.
Usuária do "Comunidade de Educação Infantil" desde o início do projeto, a mestre em educação e professora da rede municipal de educação infantil de São Carlos, Andreia Cristina Metzner, conta que a comunicação com outros educadores de diversos lugares do País contribui muito para seu trabalho dentro de sala de aula. "A troca de experiências, discussões sobre assuntos de nossos interesses, dúvidas que surgem dentro da sala de aula em nosso dia a dia e são sanadas com especialistas qualificados, além da agenda de eventos, e as outras sessões, sem dúvida, deixam a aula mais interessante para nós professores e também para nossos alunos", afirma Andreia.
Contribuindo na discussão e debates desses problemas, o "Comunidade de Educação Infantil" visa ampliar essa contribuição à medida que seja ampliado o acesso ao site, que está em constante atualização. O endereço do Portal dos Professores da UFSCar é o www.portaldosprofessores.ufscar.br. No site, basta clicar em "Comunidade de Educação Infantil", se cadastrar e compartilhar experiências.
04/06/2012
14:23:32
10/06/2012
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Sim
Não
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