Guia de serviços para crianças e adolescentes é elaborado por pesquisadores da UFSCar em conjunto com a Prefeitura de São Carlos

São Carlos
Material contém uma listagem com contatos de todos os serviços municipais direcionados para crianças e adolescentes
Pesquisadores do projeto de extensão "ReCriAd: articulação e gestão da rede de serviços sociais à criança, ao adolescente e ao jovem em São Carlos" da UFSCar e integrantes da Secretaria Especial de Infância e Juventude de São Carlos lançaram, no dia 6 de junho, um Guia de Serviços para Crianças e Adolescentes do Município. A obra, disponibilizada em suporte impresso, contém uma listagem com contatos de todos os serviços municipais direcionados para crianças e adolescentes, de natureza governamental e não-governamental, voltados para educação, saúde, assistência social e esportes.

Impresso pela Secretaria, o material contém dados de contato dos serviços agrupados em cinco regiões de São Carlos - Cidade Aracy, Vila Isabel, Santa Felícia, São José e Redenção -, além de alguns serviços de atendimento geral da cidade. São identificados aproximadamente 30 serviços por região.

Segundo Ana Paula Serrata Malfitano, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e coordenadora do ReCriAd, a ideia do Guia de Serviços surgiu em uma reunião entre profissionais que atuam com crianças e adolescentes na cidade e os pesquisadores da Universidade. Eles se reúnem periodicamente em cada uma das cinco regiões identificadas no guia. São aproximadamente 20 pessoas por região que se encontram três vezes ao ano. O grupo gestor dessa rede, por sua vez, se reúne a cada 15 dias e é composto por representantes das secretarias e da UFSCar. "As informações sobre o trabalho desses profissionais não estava organizada e o diálogo é fundamental para efetivar a ação desses serviços públicos. Conhecer os serviços é fundamental", afirma a professora.

Ao buscar dar um exemplo da aplicação do Guia, Ana Paula explica que é importante que os atendimentos às crianças e adolescentes seja regionalizado e que é fundamental que os profissionais que os atendam conheçam a realidade do bairro onde vivem, que escolas existem próximo de casa, que projetos de ONGs são realizados no local, dentre outras informações que são importantes para que as necessidades sejam atendidas de forma efetiva.

Na elaboração do Guia atuaram aproximadamente 20 pessoas da UFSCar, com o auxílio dos profissionais da cidade. Eles mapearam as informações sobre os serviços nas secretarias da Prefeitura, em outras instituições governamentais e não-governamentais e nos próprios bairros.

Ao falar sobre esse trabalho num contexto geral, Ana Paula ressalta a dimensão intersetorial e interdisciplinar do trabalho social. Segundo ela, apesar de difícil, essa visão é importante. Nessa perspectiva, segundo a professora, "é possível desenvolver ações menos fracionadas e mais direcionadas às necessidades reais dos sujeitos. Nós buscamos isso na rede".

O grupo ainda está planejando como será a atualização do Guia de Serviços. Pretendem que ele seja disponibilizado online, na Internet, e que seja algo dinâmico. Atualmente, os interessados em adquiri-lo podem entrar em contato direto com a Secretaria de Infância e Juventude, pelo telefone (16) 3371-4057 ou pelo e-mail infancia_juventude@saocarlos.sp.gov.br. Na UFSCar os contatos podem ser mantidos no âmbito do Laboratório do METUIA, do DTO, pelo telefone (16) 3351-8637 ou diretamente com a coordenadora do ReCriAd, pelo e-mail anamalfitano@ufscar.br.

METUIA - As ações do ReCriAd fazem parte do programa de Extensão METUIA - Terapia Ocupacional no Campo Social, coordenado por Roseli Esquerdo Lopes, docente do DTO. A iniciativa, que existe desde 2001, possui outros núcleos, além da UFSCar, na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A palavra que identifica o grupo vem da língua língua indígena Bororo e significa amigo, companheiro.

No âmbito do METUIA foi criado, em 2008, o ReCriAd, que tem como objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão no campo de Terapia Ocupacional Social, formar pessoas, desenvolver conhecimento e interagir com a comunidade. Desde 2010 o projeto mantém a parceria com a Prefeitura de São Carlos por meio da qual atuam na rede de profissionais que atuam com crianças e adolescentes no município.
25/06/2012
11:00:07
05/07/2012
10:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
4820