Ex-aluna do PPGCEM vence etapa brasileira do prêmio Young Persons’ World Lecture Competition 2012

São Carlos
A ex-aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar, Mariana de Albuquerque Lima Braulio, foi a vencedora da etapa brasileira do prêmio Young Persons’ World Lecture Competition 2012, realizada no dia 11 de junho, na sede da Associação Brasileira de Metalurgia.

Patrocinado pelo Institute of Materials, Minerals and Mining (IOM3), o concurso é voltado a estudantes e profissionais com idade inferior a 28 anos de idade. O objetivo é promover uma atmosfera amigável de competição para jovens cientistas e engenheiros, para que possam melhorar a sua habilidade de comunicação em apresentações para uma plateia com ou sem conhecimento técnico. "Ver o trabalho reconhecido é um indicativo de que estamos propiciando algo de bom para a comunidade acadêmica e setor industrial. A sensação de aceitar um desafio, expor um trabalho em Inglês para um público novo e realizá-lo adequadamente é muito prazerosa", comemora Mariana.

Entre dez participantes finalistas, a pesquisadora conquistou o primeiro lugar com o trabalho Macromarket for nanomaterials: inducing sustainability by designing the microstructure, baseado na sua pesquisa de doutorado orientada pelo professor Victor Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Os participantes da etapa brasileira fizeram uma palestra curta em Inglês sobre um assunto de sua escolha e que fosse relacionado, em algum aspecto, com material, minerais, mineração, embalagem, tecnologia de barro ou madeira sujeitas à ciência relacionada. Os candidatos concorrem em uma série de eliminatórias organizadas por sociedades afiliadas ao Instituto, dos quais sete candidatos regionais são selecionados para competir na final nacional.

O tema do trabalho apresentado por Mariana foi o desenvolvimento de um mercado “macro” para “nano” materiais, visando promover a sustentabilidade de diferentes setores industriais, como o petroquímico e o de alumínio. "Apesar de muitas pesquisas serem realizadas na área de nanotecnologia, são poucas aquelas que conseguem um aumento de escala para aplicação industrial. Para isso, a proposta do trabalho é combinar ciência, entendendo como utilizar os benefícios da nanotecnologia, e transfor o que a universidade desenvolve em algo aplicável", relata Mariana.

A ex-doutoranda pretende continuar atuando na área de pesquisa junto ao Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM). "Quero continuar, principalmente, nesta linha que envolve ciência básica e, para isso, precisamos do apoio da Universidade, e também aplicada, buscando solucionar desafios práticos e industriais", comenta.

Como resultado da sua conquista, Mariana representará o Brasil na final mundial do prêmio Young Persons’ World Lecture Competition 2012, que ocorre em Londres, de 2 a 6 de julho. "Gostaria de ressaltar que embora a apresentação nesta competição seja individual, este é um prêmio decorrente de um trabalho em equipe, onde todos os colegas do grupo de pesquisa a que pertenço, o GEMM, tiveram certamente uma contribuição para este reconhecimento, especialmente ao meu orientador de iniciação científica, mestrado e doutorado, o professor Pandolfelli. Os parceiros industriais do grupo (Alcoa, Petrobras e Magnesita) também tiveram uma contribuição muito especial por nos permitir desenvolver projetos que atendam necessidades práticas do setor industrial", finaliza.
25/06/2012
15:39:27
05/07/2012
23:00:00
Mariana Ignatios
Não
Não
4822