Equipe da UFSCar participa da Operação Açaí, em Curuçá, no Pará

São Carlos
Objetivo é desenvolver ações visando melhorar a qualidade de vida e o uso sustentável dos recursos naturais do Município
Dois docentes e nove estudantes de quatro cursos de graduação da UFSCar participam, de 6 a 22 de julho, da Operação Açaí do Projeto Rondon, uma ação do Ministério da Defesa brasileiro que visa a integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Além da UFSCar, outras 37 instituições de Ensino Superior de nove estados e do Distrito Federal participam da operação, que este ano abrangerá 19 municípios do Estado do Pará e contará com a participação de aproximadamente 380 rondonistas, entre estudantes e professores universitários.

A cidade destino da equipe da UFSCar é Curuçá, município paraense de 37 mil habitantes e situado a 140 km a nordeste de Belém. Com origens no fim do século XVII e com um nome que significa, em tupi, a palavra portuguesa cruz, a cidade possui diversas manifestações de cultura local, como o Carimbó, além das tradições religiosas, em paisagens de restingas que intercala as zonas de mangue, onde se realizam as atividades econômicas de subsistência, como a pesca artesanal e agricultura familiar, apicultura, turismo local e o pequeno comércio.

O objetivo da UFSCar na localidade é capacitar gestores, lideranças locais e a comunidade para desenvolver ações de melhoria da qualidade de vida e o uso sustentável dos recursos naturais do Município. A proposta de trabalho envolve atividades que serão realizadas de forma multidisciplinar a partir de temas relacionados a Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Serão realizadas oficinas, palestras, diagnósticos, debate, minicursos, levantamentos de campo, mutirão, mobilização e apresentações. Segundo os coordenadores, a interação com a comunidade visa propor soluções a partir da junção das experiências locais com os conhecimentos adquiridos na universidade, promovendo um processo mútuo de ensino-aprendizado pela prática.

A equipe, coordenada por Marcilene Dantas Ferreira, docente do Departamento de Engenharia Civil, e por Sérgio Luis da Silva, professor do Departamento de Ciência da Informação, é composta pelos estudantes Beatriz Celere, Fernanda Imada de Lima e Heiane Sebin Sampaio, do curso de Gestão Ambiental; Camila Takisava Kussaba e Ítalo Vinícius Galego, do curso de Engenharia Civil; Alan Pereira e João Felipe Rossignolli de Lima, do curso de Imagem e Som; e por Ariane Paschoalino, do curso de Engenharia de Produção.

Essa não é a primeira participação da UFSCar numa edição do projeto Rondon. Estudantes e docentes já estiveram em 2005 na Operação Amazonas, em Santo Santo Antônio do Içá (AM); em 2007 na Operação Grão-Pará Piauí, em Cabeceiras do Piauí (PI); e em 2009 nas operações Centro-Norte Roraima, em Bonfim (RR), Nordeste/Sul Paraíba, em Jurupiranga (PB), Centro-Nordeste Alagoas, em Branquinha (AL), e Rei do Baião Pernambuco, em Ipubi (PE).

A programação das atividades, outras informações sobre o projeto e os relatos da operação podem ser conferidos no blog do projeto na UFSCar. Informações sobre outras operações do Projeto Rondon estão disponíveis no site oficial do projeto.

04/07/2012
15:44:58
14/07/2012
10:00:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
4839