Pesquisa realizada no PPGFt analisa a influência da diabetes nas funções cardiorrespiratórias

São Carlos
Estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar analisa a influência da glicemia no desempenho cardíaco e respiratório. A pesquisa é realizada pelas alunas de doutorado Daniela Bassi Dutra, Milena Sperling e Flávia Rossi Caruso, sob orientação da professora Audrey Borghi e Silva, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.

Para a elaboração dos estudos, as pesquisadoras convidam voluntários, homens e mulheres com Diabetes Mellitus tipo 2, que tenham entre 30 e 65 anos, de São Carlos e região, que nunca tenham sido tabagistas, que não usem insulina e que não tenham problemas respiratórios como asma ou bronquite. O trabalho pretende avaliar respostas da glicemia, de toda função cardíaca bem como das respostas ventilatórias. Adicionalmente, será avaliado um gene ligado ao desempenho físico buscando relações desse gene com o Diabetes.

Alguns voluntários serão selecionados a participarem de exercícios físicos sob orientação profissional e personalizada e todos passarão por avaliações médica e fisioterapêuticas, que permitem avaliar as condições do coração e descartar patologias cardiovasculares que contra-indiquem a participação no estudo, além da realização de exames laboratoriais (como glicemia de jejum, perfil lipídico etc.)

As avaliações acontecem no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do DFisio. Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com a pesquisadora Daniela Bassi Dutra pelo e-mail danibassi26@ig.com.br ou pelos telefones (16) 9154-2747 ou (16) 3351-8705.
06/08/2012
16:08:07
21/09/2012
18:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
4871