Recriart promove inclusão social na perspectiva da Economia Soldidária a usuários do CAPS

São Carlos
Em São Carlos, há seis anos, uma parceria entre o Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar, e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município, vem promovendo a inclusão social, na perspectiva da Economia Solidária. Trata-se do grupo Recriart, um projeto de extensão onde, atualmente, cerca de 20 usuários do CAPS reciclam papel, confeccionam produtos a partir desse material, e realizam o comércio em feiras fixas e outros eventos eventos, através de encomendas e em pontos de consignação.

No Núcleo de Reciclagem da UFSCar, onde as atividades do Recriart acontecem, são produzidos, por exemplo, cadernos, agendas, blocos de anotação, marcadores, álbum de fotografias, porta-retratos, caixas e crachás. Além disso, os participantes também se reúnem e realizam assembleias para discussão e tomadas de decisões sobre o empreendimento. Acontecem ainda cursos e debates para a sensibilização dos participantes em relação aos princípios da Economia Solidária e articulação com espaços semelhantes do Município.

Segundo Isabela Lussi, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) e coordenadora do projeto na UFSCar, as atividades produtivas e a participação no movimento da Economia Solidária estimulam os usuários a reconhecerem que possuem capacidades e habilidades e isso melhora a autoestima, a autonomia e a iniciativa deles.

Isabela conta que os usuários, no início do projeto, realizaram uma capacitação onde temáticas como Economia Solidária, redes de cooperação, comércio justo, autogestão, entre outras, foram tratadas. “Para que o grupo exercite os procedimentos compreendidos no trabalho coletivo, cotidianamente ele é acompanhado por pelo menos um membro da equipe de incubação. Dessa forma, é promovido o ambiente de decisões coletivas e autogestão sempre”, comenta a docente.

André Souza, 33 anos, integrante do grupo há dois anos e meio, conta que a divisão da renda é feita através das horas trabalhadas, e 20% do total do lucro vai para o Fundo do Grupo. “Com o dinheiro eu consigo ajudar em casa, além de vir aqui e me distrair e ser uma terapia", afirma André. Já Sirlene Amaral, 42 anos, há três anos e meio no Recriat, conta que gosta de participar do projeto, pois faz muitas amizades no grupo. Uma de suas companheiras é Miriam da Silva, 27 anos, que está há um no projeto. “Aqui nós passamos o tempo, conversamos, colaboramos com a reciclagem e trabalhamos. Gosto muito de vir aqui”, conta Miriam.

Hoje em dia, a prioridade do grupo Recriart é expansão da rede de comercialização. Os produtos do grupo podem ser encontrados em São Carlos no Armazém de Maria (?Avenida Doutor Carlos Botelho, 2073 - Vila Costa do Sol), na EdUFSCar (área Norte do campus São Carlos da UFSCar) e na Livraria Nobel (Shopping Center Iguatemi). Encomendas podem ser feitas pelo (16) 3351-8546. Mais informações sobre o Recriart, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, podem ser encontradas no blog www.recriart.blogspot.com.

14/08/2012
9:32:27
19/08/2012
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Sim
Não
4891