Formação na era digital é tema de seminário que acontece no dia 10 de setembro na UFSCar
São Carlos
No dia 10 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e o Grupo de Pesquisa "Teoria Crítica e Educação - UFSCar/CNPq", promovem o seminário "A Formação na Era Digital". Os professores convidados Cláudio Dalbosco, da Universidade de Passo Fundo, e Margarita Sgró, da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires, abordarão no evento os desafios e as perspectivas da atual disseminação da tecnologia digital em todas as áreas de atividades da educação.
O seminário tem o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre o recente bombardeio digital sofrido pelas novas gerações e como isso provocou a flexibilização da relação entre adultos e crianças, entre educadores e educandos, e entre professores e alunos. Segundo os especialistas que participam do evento, essa flexibilização, acompanhada pelo lugar central que a criança passou a ocupar na família e na escola, pode significar para uns uma crise de autoridade e a ausência de limites. Contudo, significa para outros a possibilidade de se construir, dependendo do modo pedagógico de como seja tratada, instituições mais democráticas.
Os pesquisadores defendem ainda que a tecnologia por si só não garante a aprendizagem, a capacidade de pensar, a socialização de crianças e jovens, e não substitui a ação de educação sistemática, porém pode ser um fator chave de democratização, para encurtar a lacuna de conhecimento, gerada a partir da desigualdade social e econômica.
O seminário "A Formação na Era Digital", acontece no Auditório da Unidade Especial Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar, a partir das 14 horas. Não há necessidade de inscrição. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8770.
O seminário tem o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre o recente bombardeio digital sofrido pelas novas gerações e como isso provocou a flexibilização da relação entre adultos e crianças, entre educadores e educandos, e entre professores e alunos. Segundo os especialistas que participam do evento, essa flexibilização, acompanhada pelo lugar central que a criança passou a ocupar na família e na escola, pode significar para uns uma crise de autoridade e a ausência de limites. Contudo, significa para outros a possibilidade de se construir, dependendo do modo pedagógico de como seja tratada, instituições mais democráticas.
Os pesquisadores defendem ainda que a tecnologia por si só não garante a aprendizagem, a capacidade de pensar, a socialização de crianças e jovens, e não substitui a ação de educação sistemática, porém pode ser um fator chave de democratização, para encurtar a lacuna de conhecimento, gerada a partir da desigualdade social e econômica.
O seminário "A Formação na Era Digital", acontece no Auditório da Unidade Especial Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar, a partir das 14 horas. Não há necessidade de inscrição. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8770.
05/09/2012
11:57:00
10/09/2012
18:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
4942