Bibliotecárias do campus Sorocaba apresentam trabalho sobre educação de usuários para conservação de livros
Sorocaba, São Carlos
Com o objetivo de divulgar a experiência recentemente implantada pela Biblioteca do campus Sorocaba (BSo) da UFSCar, foi apresentado durante o XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), em Gramado-RS, o trabalho Educação de usuário para conservação de acervo bibliográfico em biblioteca universitária: relato de experiência, realizado pelas bibliotecárias da UFSCar, Maria de Fátima Rossi do Nascimento, Milena Polsinelli Rubi, Maria Aparecida de Lourdes Mariano e Rute Aparecida Figueiredo.
Colocado em prática há dois anos, o sistema de controle visando à conservação do acervo apresentado pelo trabalho se mostra num eficiente método de educação dos usuários. Essa constatação pôde ser feita em dois momentos na rotina de circulação: a observação dos próprios funcionários quanto ao aumento do lapso de tempo nos registros de danos; e o reexame do estado de conservação dos livros, pelos próprios usuários, que conferem as anotações no momento do empréstimo e, no caso de novos danos observados, solicitam que os mesmos sejam anotados.
Segundo a pesquisa, comparando-se o estado geral do acervo atualmente e antes da implementação do controle de danos aos livros, é visível a contenção da deterioração, implicando na redução significativa dos itens retirados da circulação.
O trabalho observou também que a partir da implementação dessa ação, os funcionários da biblioteca enxergaram a preservação como um discurso vazio de significado, atribuindo-lhe custo e glamour não condizentes com a realidade. Ou seja, não é preciso de treinamento altamente especializado e nem gastos exagerados para se desenvolver atitudes preservacionistas.
O XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) ocorreu entre os dias 16 e 21 de setembro e teve como tema "A Biblioteca universitária como laboratório na sociedade da informação". A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a colaboração da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, realizou o evento com o objetivo de refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico.
A apresentação do trabalho do campus Sorocaba da UFSCar ocorreu no dia 17 de setembro e pode ser conferido na íntegra neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail milenarubi@ufscar.br.
Colocado em prática há dois anos, o sistema de controle visando à conservação do acervo apresentado pelo trabalho se mostra num eficiente método de educação dos usuários. Essa constatação pôde ser feita em dois momentos na rotina de circulação: a observação dos próprios funcionários quanto ao aumento do lapso de tempo nos registros de danos; e o reexame do estado de conservação dos livros, pelos próprios usuários, que conferem as anotações no momento do empréstimo e, no caso de novos danos observados, solicitam que os mesmos sejam anotados.
Segundo a pesquisa, comparando-se o estado geral do acervo atualmente e antes da implementação do controle de danos aos livros, é visível a contenção da deterioração, implicando na redução significativa dos itens retirados da circulação.
O trabalho observou também que a partir da implementação dessa ação, os funcionários da biblioteca enxergaram a preservação como um discurso vazio de significado, atribuindo-lhe custo e glamour não condizentes com a realidade. Ou seja, não é preciso de treinamento altamente especializado e nem gastos exagerados para se desenvolver atitudes preservacionistas.
O XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) ocorreu entre os dias 16 e 21 de setembro e teve como tema "A Biblioteca universitária como laboratório na sociedade da informação". A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a colaboração da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, realizou o evento com o objetivo de refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico.
A apresentação do trabalho do campus Sorocaba da UFSCar ocorreu no dia 17 de setembro e pode ser conferido na íntegra neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail milenarubi@ufscar.br.
24/09/2012
9:21:31
04/10/2012
10:00:00
Artur Vergennes
Não
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