Título da EdUFSCar é selecionado para feira em Frankfurt

São Carlos
O livro "Gonçalves Dias: o poeta na contramão", de Wilton José Marques, professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e editado pela EdUFSCar, foi escolhido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) para integrar a mostra conjunta da edição acadêmica latinoamericana na Feira do Livro de Frankfurt.

A feira, que acontece entre 10 e 14 de outubro, conta também com editoras universitárias do México, Colômbia e Argentina. “Esta é uma excelente oportunidade para a EdUFSCar mostrar um pouco da produção nacional”, avalia o diretor da editora, Oswaldo Truzzi.

Publicado em 2010, o livro de Wilton José Marques foi o terceiro colocado na categoria Teoria/Crítica Literária do 54º Prêmio Jabuti (2011), o mais tradicional prêmio do livro no Brasil, outorgado pela Câmara Brasileira do Livro. Segundo o autor, a obra nasce de um problema: “o poeta Antonio Gonçalves Dias, que, a exemplo de outros autores românticos, tornou-se funcionário público através de relações de favor, poderia ou não criticar literária e abertamente tanto a sociedade brasileira quanto a escravidão, que, por sua vez, era a mola sustentadora do próprio Estado que o empregava?”.

Em busca de respostas para tal pergunta, Marques se debruçou sobre a obra "Meditação", considerada como “o primeiro grito contra a escravidão na literatura brasileira”. Seus estudos demonstram que, apesar de Meditação situar-se numa posição marginal à história literária, Gonçalves Dias produziu uma obra que se caracteriza não apenas por ser avessa às expectativas românticas oficiais, mas, sobretudo, por trazer em si todos os elementos necessários à explicitação das várias mazelas sociais do Brasil oitocentista, o que, consequentemente, traduz-se num gesto inconteste de denúncia.

Mais informações sobre esta e outras publicações da EdUFSCar podem ser obtidas no site.
25/09/2012
10:20:32
05/10/2012
23:59:00
Débora Taño
Não
Não
5009