Professor da UnB ministra palestra na UFSCar sobre os sentidos da oratória ritual dos chefes indígenas

São Carlos
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar realiza, no dia 3 de outubro, nova sessão do projeto "Quartas Indomáveis". Nesta edição o palestrante é o professor do Departamento de Antropologia Social da Universidade de Brasília (UnB), Antonio Guerreiro Júnior, que abordará os sentidos da oratória ritual dos chefes no sistema multiétnico e multilíngue do Alto Xingu (MT). A atividade é aberta a todos os interessados.

Alguns chefes alto-xinguanos dominam um gênero verbal conhecido como “conversa de chefes”, composto por discursos formalizados dirigidos ora a líderes de outros grupos, ora a seu próprio povo, conforme o contexto de execução. Analisando aspectos poéticos e pragmáticos da linguagem em alguns discursos rituais Kalapalo (um povo de língua karib daquela região), o professor Antonio explora as concepções indígenas da política veiculadas nestas performances orais e discute como elas atuam na personificação de coletivos por seus chefes. Argumenta, ainda, que tais formas de personificação são parte do processo de produção do parentesco no âmbito do sistema regional.

Não é necessária inscrição prévia e não há emissão de certificados para os participantes do evento. A palestra acontece às 10 horas no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, na área Sul do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgasdaufscar@gmail.com.
27/09/2012
8:29:24
03/10/2012
12:00:00
Mariana Ignatios
Não
Não
5017