Blog criado por Aciepe do campus Sorocaba apresenta histórias de estudantes indígenas e estrangeiros

Sorocaba
Alunos indígenas e estrangeiros do campus Sorocaba da UFSCar, através da Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) "Oficina de Leitura e Escrita de Português Brasileiro para Indígenas e Estrangeiros" criaram o blog "Unidade na Diversidade", que visa divulgar histórias, experiências, manifestações culturais e acadêmicas destes grupos de alunos. A atividade é coordenada pela professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), Mônica Filomena Caron.

O blog recebe postagens dos alunos desde maio de 2012. Dentre as postagens encontra-se a apresentação de cada estudante, como são seus costumes, as diferenças da sua região ou país, seus aprendizados e as dificuldades de comunicação com uma língua diferente.  

"A minha despedida da África para o Brasil foi muito triste, porque é difícil sair de um país para outro, principalmente sem uma ideia concreta de como é o país para onde você vai, mas decidi deixar a minha pátria amada, os meus pais e os meus amigos, à procura de uma melhor condição de vida", conta Edina Coia de Oliveira, estudante do curso de Turismo, nascida em Guiné-Bissau. Segundo ela, hoje já se encontra adaptada à realidade paulista brasileira, mas ainda estranha a culinária local.

Já o indígena Gedeão Tewaté Butse, da etnia Xavante e discente do curso de Licenciatura em Geografia, afirma que se interessa por questões abrangentes e que têm impacto em toda a comunidade. "O que me interessa é estar informado tanto do mundo afora quanto do Brasil, sobre questões políticas, sociais, econômicas, de educação, saúde e entretenimento; são elas que me levam ao debate, mesmo sendo complexas, gosto de entender o nosso meio".

Além de contribuir para melhorar e aprimorar a competência linguística e o domínio das normas que circulam nos textos produzidos na universidade, o blog também gera um espaço de diálogo entre indígenas e estrangeiros com a comunidade acadêmica e com os demais interessados. Mais informações podem ser obtidas com a monitora da Aciepe, Denise Mandowski, pelo e-mail demandowsky@gmail.com.
28/09/2012
16:37:13
08/10/2012
20:00:00
Artur Vergennes
Não
Não
5021