16ª edição da Jornada de Letras ocorre de 16 a 17 de outubro

São Carlos
Evento é promovido pelo Departamento de Letras e pela Coordenação do Curso de Letras da UFSCar
Departamento de Letras (DL) e a Coordenação do curso de Letras (CCL) da UFSCar realizam, nos dias 16 a 17 de outubro, a 16ª Jornada de Letras. A programação do evento, que nesta edição discute a questão da autoria a partir da realização de mesa-redonda, palestras e minicursos que tratam de temas que englobam as áreas da Literatura, Línguas Inglesa e Espanhola, Linguística e Língua Portuguesa. 

Entre os convidados que ministram atividades na Jornada, está confirmada a participação de Paula Paiva, professora do Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Unesp de São José do Rio Preto; Cristine Severo, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Maria Cristina Martins, do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Raquel Terezinha Rodrigues, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de Guarapuava; além dos professores do DL da UFSCar Anton Castro MiguezRenato Miguel Basso. Entre as presenças internacionais está a professora Beatriz Sainz de Abajo, da Universidad de Valladolid, na España.

No dia 16/10, às 19 horas, ocorre a mesa-redonda “Autoria – Tecnologias – Tradução – Literatura". O tema, considerado central na Jornada, será discutido por Claudia Pfeiffer, do Laboratório de Estudos Urbanos Labeurb (LABEURB), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) da Unicamp. Ela fala sobre o processo de autoriação no espaço discursivo escolar. Também participa da atividade a professora Luciana Salazar Salgado, do DL da UFSCar, que discute a autoria nos ritos genéticos editoriais. Por fim, também integra a mesa a professora Mercedes Borkosky, da Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina.

A programação de minicursos contém atividades sobre temas como estudos do léxico; hibridismos linguísticos, discurso e poder; memórias; Linguística Aplicada e formação do professor; Literatura, Cinema e Teoria Queer; e a natureza e a semântica da ficção e do discurso ficcional.

No dia 16 também estão previstos lançamento de livros e apresentação de pôsteres. A programação completa e as informações sobre inscrições já estão no blog do evento.
04/10/2012
16:43:08
17/10/2012
10:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
5044