Grupo do PIBID do Centro de Ciências Agrárias organiza evento em escola do Ensino Fundamental em Araras
Araras, São Carlos
Subtítulo (opcional)
Nos dias 9 e 10 de outubro, um grupo do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar promoveu eventos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adalgisa Petrim Balestro Franzini, localizada na região leste de Araras. A atividade foi realizada nos períodos matutino e vespertino e foi composta pelo concurso Soletrando com premiação entre os primeiros colocados, além de apresentações musicais e show de mágica, feito pelo aluno do curso de Física do CCA da UFSCar Rafael Medeiros.
O trabalho do PIBID tem como objetivo fomentar a aprendizagem e desenvolver atividades que despertem a curiosidade dos alunos. Um bom exemplo para ilustrar os resultados positivos do Programa foi a conquista da medalha de ouro nas olimpíadas de astronomia realizadas entre as escolas da cidade, pelo aluno Luiz Fernando Oliveira. "Isso foi fruto do trabalho feito em sala de aula em conjunto com os integrantes do PIBID" afirma a diretora da escola, Michele Renata Figueiredo, que enfatiza essa ponte que os estudantes da UFSCar fazem entre alunos e professores.
Além desses eventos de caráter mais festivo, os alunos do PIBID também organizam palestras a respeito de diversos assuntos. Eles procuram atender e ensinar de uma maneira que haja maior interação e interesse dos alunos da EMEF Adalgisa Petrim Balestro Franzini. "O que mais me chama a atenção é a linguagem deles para com os alunos, pois vejo que eles conquistam o respeito dos mais indisciplinados. Isso só enriquece o trabalho na escola porque trazem o conhecimento de maneira lúdica e prazerosa", afirma Ana Maria Dorta, diretora de educação de jovens e adultos, que presta apoio à escola.
A aluna e vencedora do Soletrando, Elaine Pires do 8º ano, aprecia as novidades que os universitários trazem a escola e dá a sugestão "Seria legal se pudessem realizar ainda mais palestras e nos apresentar novas pesquisas". Para a integrante do PIBID, e aluna do curso de Ciências Biológicas, Janaína Leite de Souza o objetivo é quebrar essa distância hierárquica que há entre o aluno e o professor "Queremos construir uma ideia nova de convivência na escola. Antes era uma hierarquia e agora o intuito é gerar uma interação e comunicação maior entre alunos e professores".
Na opinião da professora de história da EMEF, Michele Roberta Rocha, a integração entre a UFSCar e a comunidade escolar gera resultados positivos pois permite uma utilização mais ampla do espaço educacional. "A escola precisava dessas iniciativas, já que os alunos do bairro são carentes em termos de diversão e interação", afirma. Além de atender crianças, a escola também atende ao Ensino de Jovens e Adultos no período noturno.
O grupo do PIBID do CCA é composto por Alexandre Tolentino, Pedro Boraschi e Vinícius Barros do curso de Física; Amanda Lanças, Larissa Chariel D. da Silva e Janaina Leite de Souza, do curso de Ciências Biológicas; e André Pereira, do curso de Química. As atividades são realizadas sob orientação da docente Fernanda Vilhena Mafra Bazon, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do CCA e supervisionadas por Roselei Batistella, professora da EMEF Adalgisa Petrim Balestro Franzini.
O trabalho do PIBID tem como objetivo fomentar a aprendizagem e desenvolver atividades que despertem a curiosidade dos alunos. Um bom exemplo para ilustrar os resultados positivos do Programa foi a conquista da medalha de ouro nas olimpíadas de astronomia realizadas entre as escolas da cidade, pelo aluno Luiz Fernando Oliveira. "Isso foi fruto do trabalho feito em sala de aula em conjunto com os integrantes do PIBID" afirma a diretora da escola, Michele Renata Figueiredo, que enfatiza essa ponte que os estudantes da UFSCar fazem entre alunos e professores.
Além desses eventos de caráter mais festivo, os alunos do PIBID também organizam palestras a respeito de diversos assuntos. Eles procuram atender e ensinar de uma maneira que haja maior interação e interesse dos alunos da EMEF Adalgisa Petrim Balestro Franzini. "O que mais me chama a atenção é a linguagem deles para com os alunos, pois vejo que eles conquistam o respeito dos mais indisciplinados. Isso só enriquece o trabalho na escola porque trazem o conhecimento de maneira lúdica e prazerosa", afirma Ana Maria Dorta, diretora de educação de jovens e adultos, que presta apoio à escola.
A aluna e vencedora do Soletrando, Elaine Pires do 8º ano, aprecia as novidades que os universitários trazem a escola e dá a sugestão "Seria legal se pudessem realizar ainda mais palestras e nos apresentar novas pesquisas". Para a integrante do PIBID, e aluna do curso de Ciências Biológicas, Janaína Leite de Souza o objetivo é quebrar essa distância hierárquica que há entre o aluno e o professor "Queremos construir uma ideia nova de convivência na escola. Antes era uma hierarquia e agora o intuito é gerar uma interação e comunicação maior entre alunos e professores".
Na opinião da professora de história da EMEF, Michele Roberta Rocha, a integração entre a UFSCar e a comunidade escolar gera resultados positivos pois permite uma utilização mais ampla do espaço educacional. "A escola precisava dessas iniciativas, já que os alunos do bairro são carentes em termos de diversão e interação", afirma. Além de atender crianças, a escola também atende ao Ensino de Jovens e Adultos no período noturno.
O grupo do PIBID do CCA é composto por Alexandre Tolentino, Pedro Boraschi e Vinícius Barros do curso de Física; Amanda Lanças, Larissa Chariel D. da Silva e Janaina Leite de Souza, do curso de Ciências Biológicas; e André Pereira, do curso de Química. As atividades são realizadas sob orientação da docente Fernanda Vilhena Mafra Bazon, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do CCA e supervisionadas por Roselei Batistella, professora da EMEF Adalgisa Petrim Balestro Franzini.
15/10/2012
13:00:00
25/10/2012
10:00:00
Murilo Pereira
Sim
Não
5076