Alunas do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar participam do XI Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais em Florianópolis

Araras
Alunas do curso de Química do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participaram do XI Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) que ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro, em Florianópolis (SC). As estudantes Ana Cláudia Rebessi, Bruna Rodrigues dos Santos e Débora França apresentaram, respectivamente, os pôsteres "PPy/Ag composites prepared in the presence of anionic and cationic surfactants"; "Montmorillonite effect on absorption/sorption properties of chitosan microspheres"; e "Effect of CTAB/SDS surfactant systems on polypyrrole/organophilic montmorillonite". Todas as alunas são orientadas pela docente Roselena Faez, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do CCA. 

Para a docente, a participação das estudantes enfatizou a possibilidade que os alunos tiveram em obter mais conhecimento na área. "As alunas aproveitaram intensamente a oportunidade de conhecer as diversas pesquisas na área de materiais, já que o Encontro contou com a participação de pesquisadores de todo o território nacional e de vários países", relata.

Bruna dos Santos, que pesquisou sobre o uso de biopolímeros (polímeros produzidos por seres vivos) e sua aplicação em liberação controlada de fertilizantes, ressalta como participar do Congresso expandiu a visão que tinha sobre o assunto. "Participar do congresso me proporcionou ter uma visão mais ampla e me fez perceber que há vários ramos dentro da pesquisa que realizei utilizando um mesmo material, com várias formas de caracterizações", comenta a estudante.

Já os trabalhos desenvolvidos pelas alunas Ana Cláudia e Débora França estão relacionados com o desenvolvimento de polímeros condutores (plásticos que conduzem eletricidade) para aplicação em sensores de pressão. "Elas estudam rotas sintéticas 'sustentáveis' para a obtenção do polímero condutor e o processo de mistura com borrachas para obterem a propriedade elástica que, ao deformarem, irão sofrer alteração da condutividade elétrica e poderão ser utilizados como sensores de pressão em dispositivos eletrônicos", explica a orientadora. Os trabalhos desenvolvidos pelas alunas são referentes a duas linhas de pesquisa do Laboratório de Materiais Poliméricos e Biossorventes (Lab-MPB) do CCA: Desenvolvimento de Materiais Poliméricos Sustentáveis e Materiais sustentáveis na Agricultura.

Os encontros anuais da SBPMat procuram integrar o desenvolvimento científico a inovações e aplicações tecnológicas em materiais, processos e dispositivos. O XI Encontro foi composto por simpósios temáticos com a apresentação de trabalhos orais e sessões de pôsteres, além de conferências plenárias por especialistas renomados do Brasil e do exterior
18/10/2012
13:00:00
25/10/2012
10:00:00
Murilo Pereira
Não
Não
5105