Estudantes do curso de Educação Especial e Matemática são premiadas na XX Jornada de Jovens Pesquisadores
São Carlos
As alunas Jéssica de Brito e Tuanny Barbosa da Silva, respectivamente, dos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Matemática da UFSCar foram premiadas entre os melhores trabalhos apresentados na XX Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, ocorrida na Universidade Federal do Paraná, com o trabalho científico intitulado "As contribuições da educação matemática e da educação especial nas aulas de ciências no Ensino Fundamental: um aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)", realizado dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade.
No projeto "As contribuições da educação matemática e da educação especial nas aulas de ciências no Ensino Fundamental: um aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)" as graduandas Jéssica e Tuanny desenvolveram atividades que pudessem viabilizar a participação do estudante de forma abrangente e promover sua inclusão no espaço educacional, seu desenvolvimento social e acadêmico, priorizando seus interesses no que diz respeito à matemática, presente nos conteúdos de Ciência. Jéssica explica que o contato entre o professor e o aluno com dificuldades de aprendizado é fundamental para a criação de vínculo mútuo. "Mostramos ao professor que estratégias educacionais são possíveis de serem realizadas dentro de sala de aula. Assim, o trabalho tem se tornado significativo, tanto para o aluno com TDAH, quanto para a comunidade escolar como um todo. O aluno passou de não participante das atividades em sala de aula para participante ativo das atividades neste espaço. Além de que, o professor passou a crer na aprendizagem de seu aluno", afirma.
O trabalho apresentado faz parte do projeto Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores, desenvolvido na UFSCar junto com alunos dos cursos de licenciatura da UFSCar, e incentiva a iniciação à docência dos licenciandos da Universidade e a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública. A partir da integração entre estudantes dos cursos de licenciatura e profissionais da área de educação, o trabalho interdisciplinar, permite a participação e a inclusão dos graduandos na sala de aula e em outros espaços escolares, além de possibilitar a construção de abordagens pedagógicas que possibilitem melhor rendimento na relação entre professores e alunos.
Para Jéssica a interdisciplinaridade e o envolvimento de todos os participantes, como professores de diversas áreas do conhecimento e os estudantes, são importantes para atingir o sucesso dos processos educativos. Além disso, a inserção das graduandas nos espaços educacionais possibilitam o melhor aprendizado da realidade vivida pelos professores. "Este prêmio nos mostrou que, quando nos envolvemos de fato em um trabalho e queremos ver o seu progresso, estamos realmente preocupados e envolvidos com o processo educativo e não somente com os resultados. Este trabalho foi prova disto, pois pudemos fazer a diferença para os sujeitos envolvidos no trabalho e vice-versa, e consequentemente, nos ajudando em nossa carreira acadêmica", conclui Jéssica.
No projeto "As contribuições da educação matemática e da educação especial nas aulas de ciências no Ensino Fundamental: um aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)" as graduandas Jéssica e Tuanny desenvolveram atividades que pudessem viabilizar a participação do estudante de forma abrangente e promover sua inclusão no espaço educacional, seu desenvolvimento social e acadêmico, priorizando seus interesses no que diz respeito à matemática, presente nos conteúdos de Ciência. Jéssica explica que o contato entre o professor e o aluno com dificuldades de aprendizado é fundamental para a criação de vínculo mútuo. "Mostramos ao professor que estratégias educacionais são possíveis de serem realizadas dentro de sala de aula. Assim, o trabalho tem se tornado significativo, tanto para o aluno com TDAH, quanto para a comunidade escolar como um todo. O aluno passou de não participante das atividades em sala de aula para participante ativo das atividades neste espaço. Além de que, o professor passou a crer na aprendizagem de seu aluno", afirma.
O trabalho apresentado faz parte do projeto Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores, desenvolvido na UFSCar junto com alunos dos cursos de licenciatura da UFSCar, e incentiva a iniciação à docência dos licenciandos da Universidade e a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública. A partir da integração entre estudantes dos cursos de licenciatura e profissionais da área de educação, o trabalho interdisciplinar, permite a participação e a inclusão dos graduandos na sala de aula e em outros espaços escolares, além de possibilitar a construção de abordagens pedagógicas que possibilitem melhor rendimento na relação entre professores e alunos.
Para Jéssica a interdisciplinaridade e o envolvimento de todos os participantes, como professores de diversas áreas do conhecimento e os estudantes, são importantes para atingir o sucesso dos processos educativos. Além disso, a inserção das graduandas nos espaços educacionais possibilitam o melhor aprendizado da realidade vivida pelos professores. "Este prêmio nos mostrou que, quando nos envolvemos de fato em um trabalho e queremos ver o seu progresso, estamos realmente preocupados e envolvidos com o processo educativo e não somente com os resultados. Este trabalho foi prova disto, pois pudemos fazer a diferença para os sujeitos envolvidos no trabalho e vice-versa, e consequentemente, nos ajudando em nossa carreira acadêmica", conclui Jéssica.
18/10/2012
13:00:00
08/11/2012
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
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