Docente do Departamento de Letras publica livro sobre política linguística no ensino de Espanhol
São Carlos
A docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, lança o livro "Língua viva, letra morta - obrigatoriedade e ensino de Espanhol no arquivo jurídico brasileiro", publicado pela Editora Humanitas, em coedição com a Fapesp.
O livro, fruto de sua tese de doutorado, desenvolve um panorama detalhado e atual da legislação sobre a oferta de língua espanhola no ensino formal brasileiro. Para tanto, em sua primeira parte analisa os arquivos jurídicos brasileiros sobre o ensino de línguas e a obrigatoriedade do ensino de Espanhol nas escolas de Ensino Médio a partir de 2010. Já a segunda parte analisa as justificações e proposições utilizadas para a criação de projetos de lei para incluir o Espanhol como disciplina obrigatória do sistema de educação brasileiro. Nesta análise encontram-se observações sobre a posição brasileira dentro do território sul-americano, seu isolamento e possível integração territorial, por meio da questão linguística.
Rodrigues é autora de artigos acadêmicos sobre a língua espanhola no Brasil e coautora de "Español entre Contextos", coleção didática para o Ensino Médio. É também uma das fundadoras da Comissão Permanente de Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro (COPESBRA), que atua desde 2009 com o objetivo de lutar em favor dos professores e ajudar na implantação da língua espanhola com qualidade.
O livro pode ser encontrado para venda em diversas livrarias e no site da editora.
O livro, fruto de sua tese de doutorado, desenvolve um panorama detalhado e atual da legislação sobre a oferta de língua espanhola no ensino formal brasileiro. Para tanto, em sua primeira parte analisa os arquivos jurídicos brasileiros sobre o ensino de línguas e a obrigatoriedade do ensino de Espanhol nas escolas de Ensino Médio a partir de 2010. Já a segunda parte analisa as justificações e proposições utilizadas para a criação de projetos de lei para incluir o Espanhol como disciplina obrigatória do sistema de educação brasileiro. Nesta análise encontram-se observações sobre a posição brasileira dentro do território sul-americano, seu isolamento e possível integração territorial, por meio da questão linguística.
Rodrigues é autora de artigos acadêmicos sobre a língua espanhola no Brasil e coautora de "Español entre Contextos", coleção didática para o Ensino Médio. É também uma das fundadoras da Comissão Permanente de Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro (COPESBRA), que atua desde 2009 com o objetivo de lutar em favor dos professores e ajudar na implantação da língua espanhola com qualidade.
O livro pode ser encontrado para venda em diversas livrarias e no site da editora.
23/10/2012
13:00:00
03/11/2012
10:00:00
Débora Taño
Não
Não
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