DTTP e NEAB promovem diálogo com pesquisadora norte-americana sobre Educação e relações étnico-raciais

São Carlos
Joyce King é doutora em Fundamentos Sociológicos da Educação pela Universidade de Stanford, onde ingressou por meio de políticas de ações afirmativas
O Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar promovem, no dia 25/10, diálogo com Joyce Elaine King, professora do Departamento de Políticas Educacionais da Universidade do Estado da Geórgia, em Atlanta, EUA. Na ocasião, ela fala sobre "Educação, Comunidade e Relações Étnico-Raciais: experiências nos Estados Unidos e no Mali".

A pesquisadora é titular da Cátedra Benjamin E. Mays – Ensino, aprendizagem e liderança no meio urbano. Obteve o doutorado em Fundamentos Sociológicos da Educação pela Universidade de Stanford, em 1974, e o Bacharelado em Sociologia, em 1969, pela mesma universidade, tendo sido parte dos estudantes que ingressaram na instituição mediante políticas de ações afirmativas para a população negra. Suas pesquisas e extensão universitária estão voltadas para o campo da Black Education e do fortalecimento político e educacional da comunidade negra. Também participa ativamente da American Educational Research Association (AERA), sendo organizadora da obra Black Education: A Transformative Research & Action Agenda for the New Century, publicada pela AERA.

Desde 1991, a professora King mantém intercâmbio com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, já tendo realizado aula inaugural no Programa. Desde então, tem participado de diversas atividades promovidas pelo NEAB e como integrante do Grupo de Pesquisa Internacional Research Group on Epistemology of African Roots and Education, coordenado por ela. Além disso, a professora também tem publicações em livros e periódicos brasileiros.

No diálogo promovido nesta quinta-feira, ela relatará suas experiências, inspirando e problematizando a educação para relações étnico-raciais no Brasil, com apontamentos e reflexões em torno das relações étnico-raciais nos contextos do Mali e dos Estados Unidos. O objetivo é discutir o processo de educação e luta nesses dois espaços. A atividade, aberta a todos os interessados, tem início às 18h30, na Sala 7 do Edifício de Aulas Teóricas AT1, localizado na área Sul do campus São Carlos.
24/10/2012
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25/10/2012
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Rodrigo Botelho
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