Livro com participação de docentes do DQ da UFSCar está entre os vencedores do Prêmio Jabuti 2012

São Carlos
Obra trata da Química Medicinal a partir de abordagens que ajudam a entender os modos de ação de fármacos e apontam maneiras de como descobrir outros
O livro "Química medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos", publicado pela Editora da USP (Edusp), ganhou o prêmio Jabuti de Prata de 2012 na área de Ciências Exatas. Organizada por Carlos Alberto Montanari, do Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química de São Carlos, da USP, a obra conta com a participação de Arlene Corrêa, Quezia Cass, Maria Fatima da Silva, João Fernandes e Paulo Cezar Vieira, todos docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar.

A publicação tem como objetivo contribuir para discussão sobre a Química Medicinal moderna, uma ciência híbrida que, segundo os autores do livro, está no centro de um grande espaço inter e multidisciplinar constituído, por exemplo, pela biofísica, biologia molecular, bioquímica, clínica médica e outras áreas afins. A obra busca reconhecer a relevância das descobertas e avanços da área de química e como elas podem, em alguns casos inesperadamente, induzir a efeitos curativos obtidos a partir de substâncias da natureza ou sintetizadas. A meta é, então, explorar de forma adequada e com sagacidade e boa formação essas oportunidades.

O livro está estruturado em dezoito capítulos que foram construídos, segundo os organizadores, de modo didático, bem ordenado e com referências bibliográficas fartas e atuais, com os fundamentos e os métodos da Química Medicinal moderna. O objetivo é que os temas abordados ajudem a entender os modos de ação de fármacos e também apontam maneiras de como descobrir outros.

Esse não é o primeiro prêmio Jabuti obtido por pesquisadores da UFSCar. Ano passado, livro de professor do Departamento de Letras (DL) publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) recebeu a terceira colocação na na categoria "Teoria e Crítica Literária". Em 2010, a EdUFSCar recebeu o seu segundo Prêmio Jabuti com a publicação do livro "Química Verde: fundamento e aplicações", também organizado por docentes do DQ. Em 2007, a obra "Poéticas da Transgressão: Vanguarda e Cultura Popular nos Anos 20 na América Latina" rendeu o primeiro Jabuti recebido pela EdUFSCar.
Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil.

- Confira a lista completa dos vencedores da premiação em 2012
31/10/2012
13:00:00
11/11/2012
10:00:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
5163