Docentes da UFSCar e USP lançam primeiro livro sobre Roadmapping do Brasil
São Carlos
Os professores Maicon Gouvêa de Oliveira, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar; Henrique Rozenfeld, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP; e André Leme Fleury, da Escola Politécnica (POLI) da USP, lançaram pela Editora Campus-Elsevier, em conjunto com parceiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Cambridge, o primeiro livro de Roadmapping do Brasil.
O Roadmapping é uma abordagem estratégica com reconhecido sucesso para o planejamento da inovação no nível setorial e organizacional. Uma característica marcante dos tempos atuais é a mudança rápida e contínua gerada por inovações em produtos, serviços e tecnologias. Assim, planejar e gerenciar a inovação tornou-se uma questão central para as organizações que querem acompanhar e, principalmente, induzir mudanças no mercado. No exterior ela é amplamente adotada, mas ainda é pouco utilizada no Brasil.
A publicação se divide em cinco capítulos, nos quais são fornecidas informações sobre a utilização do Roadmapping no gerenciamento e planejamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Ao longo dos capítulos são apresentados os conhecimentos relevantes para a compreensão da abordagem do assunto, das suas características básicas e de seus dois componentes principais: o mapa visual e seu processo de desenvolvimento. Além disso, os autores demonstram os dois tipos de Roadmapping usados para o planejamento e gerenciamento da inovação, destacando-se como eles se relacionam com os processos de planejamento estratégico e de inovação nas organizações.
O livro reúne a experiência dos autores (nacionais e internacionais) no uso do Roadmapping e visa contribuir com as empresas brasileiras, que carecem de ferramentas para o gerenciamento da inovação, e com o crescimento econômico nacional. Para tanto, possui uma abordagem estratégica, objetiva e flexível, criada para auxiliar diretores, gerentes, coordenadores e analistas envolvidos com o planejamento, desenvolvimento e gerenciamento da inovação.
O livro "Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias" está à venda no site da Editora Elsevier. Mais informações podem ser obtidas no site www.roadmapping.com.br ou em página do Facebook dedicada ao assunto.
O Roadmapping é uma abordagem estratégica com reconhecido sucesso para o planejamento da inovação no nível setorial e organizacional. Uma característica marcante dos tempos atuais é a mudança rápida e contínua gerada por inovações em produtos, serviços e tecnologias. Assim, planejar e gerenciar a inovação tornou-se uma questão central para as organizações que querem acompanhar e, principalmente, induzir mudanças no mercado. No exterior ela é amplamente adotada, mas ainda é pouco utilizada no Brasil.
A publicação se divide em cinco capítulos, nos quais são fornecidas informações sobre a utilização do Roadmapping no gerenciamento e planejamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Ao longo dos capítulos são apresentados os conhecimentos relevantes para a compreensão da abordagem do assunto, das suas características básicas e de seus dois componentes principais: o mapa visual e seu processo de desenvolvimento. Além disso, os autores demonstram os dois tipos de Roadmapping usados para o planejamento e gerenciamento da inovação, destacando-se como eles se relacionam com os processos de planejamento estratégico e de inovação nas organizações.
O livro reúne a experiência dos autores (nacionais e internacionais) no uso do Roadmapping e visa contribuir com as empresas brasileiras, que carecem de ferramentas para o gerenciamento da inovação, e com o crescimento econômico nacional. Para tanto, possui uma abordagem estratégica, objetiva e flexível, criada para auxiliar diretores, gerentes, coordenadores e analistas envolvidos com o planejamento, desenvolvimento e gerenciamento da inovação.
O livro "Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias" está à venda no site da Editora Elsevier. Mais informações podem ser obtidas no site www.roadmapping.com.br ou em página do Facebook dedicada ao assunto.
21/11/2012
13:00:00
03/12/2012
Débora Taño
Não
Não
5241