UFSCar divulga o Termo de Adesão ao SiSU referente ao processo seletivo 2013

São Carlos
Documento trata da oferta de vagas nos cursos de graduação presenciais da Universidade para ingresso no primeiro semestre do próximo ano
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou, junto ao Ministério da Educação (MEC), o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que trata da oferta de vagas nos cursos de graduação presenciais da Universidade para ingresso no primeiro semestre de 2013.

O termo contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em cada opção de curso e turno. Também traz informações sobre a documentação exigida para matrícula para os estudantes que se inscreverem em cada uma das cinco modalidades de concorrência adotadas pela UFSCar, além de explicitar a forma de distribuição das vagas de acordo com o estabelecido pela Lei 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais.

Na UFSCar o Programa de Ações Afirmativas, aprovado pelo Conselho Universitário em 2007, vem sendo implantado desde 2008 de maneira progressiva. Há reserva de vagas nos cursos de graduação presencias e a distância para candidatos egressos do ensino médio integralmente realizado em escolas públicas e, dentre eles, um percentual destinado a candidatos egressos de escolas públicas e autodeclarados negros, ou seja, pretos ou pardos.

Assim, de 2008 a 2010, foram reservados 20% das vagas disponíveis nos cursos de graduação da UFSCar para os estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, desse percentual, 35% das vagas foram destinados para estudantes que, além de serem egressos do Ensino Médio cursado em escolas públicas, se autodeclararam negros. Já nos anos de 2011 e 2012, o percentual da reserva passou para 40% para egressos de escolas públicas e, dentro dele, como antes, 35% para os autodeclarados negros. Além disso, também a partir de 2008, a UFSCar passou a implementar a reserva de vagas para estudantes indígenas, egressos de escolas públicas, com oferta de uma vaga adicional e exclusiva em cada curso/turno, com seleção por meio de processo seletivo específico.

Com a publicação pela presidência da república, no último mês de agosto, da Lei nº 12.711/2012, o Programa de Ações Afirmativas da UFSCar ganha nova posição: projeta-se no quadro nacional. É possível notar na redação da lei muitas semelhanças com aspectos já implementados pela UFSCar, para favorecer a democratização do acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade no País.
Para o ano de 2013, ao reafirmar seu compromisso com o princípio expresso na decisão do Conselho Universitário em 2007, o Conselho de Graduação da UFSCar mantém a mesma porcentagem de 2012, ou seja, 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais para egressos de escolas públicas.

Em breve, o MEC divulgará o cronograma referente ao SiSU, bem como o endereço eletrônico por meio do qual os estudantes poderão fazer suas inscrições para concorrer a uma vaga na Universidade. As datas de chamadas e matrículas, e o calendário completo das inscrições serão divulgados juntamente com o edital do Processo Seletivo e estarão disponíveis no Portal do Vestibular da UFSCar.

Para conferir as informações contidas no Termo de Adesão ao SiSU, os interessados devem acessar www.vestibular.ufscar.br ou entrar em contato com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar pelo e-mail covest@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Para saber mais sobre o Programa de Ações Afirmativas da UFSCar acesse www.acoesafirmativas.ufscar.br ou entre em contato com a Coordenadoria de Ações Afirmativas e de outras Políticas de Equidade pelo email acoesafirmativas@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9616.
27/11/2012
13:00:00
07/12/2012
16:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Sim
Não
5263