Festival ChorandoSemParar homenageia ritmo genuinamente brasileiro

São Carlos
Projeto promove apresentações durante 12 horas ininterruptas de shows e outras atividades musicais
São Carlos mais uma vez será palco do maior festival de choro do País com a 9ª edição do ChorandoSemParar, projeto que promove apresentações durante 12 horas ininterruptas de shows e outras atividades musicais. O festival, que ocorre entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, distingue-se por sua alta qualidade artística, reunindo músicos de primeira grandeza para homenagear um dos mais preciosos patrimônios de nossa música: o Choro Brasileiro.

Nesta edição, as 12 horas de show acontecem no domingo dia 2 de dezembro. O homenageado in memoriam será o flautista Benedito Lacerda, lembrado, em 2013, pelos 110 anos de seu nascimento e 55 de sua morte, enquanto o convidado homenageado será o também flautista Toninho Carrasqueira. 

Além das apresentações, diversas atividades serão e estão sendo realizadas com o intuito de promover um maior conhecimento da música brasileira. O projeto Chorando de Repente, que aconteceu durante os meses de outubro e novembro, é uma ação surpresa coordenada por alunos do curso de Música da UFSCar.  Em um tempo estimado de cinco minutos, os músicos entram nas salas, tocam um choro de Benedito Lacerda, entregam material para a professora e vão embora, estimulando a curiosidade dos jovens pelo ritmo.   

Enquanto isso, o grupo Academia do Choro promoveu, entre os dia 20 e 27 de novembro, apresentações itinerantes em vários pontos da cidade de São Carlos. A partir do dia 28, também estão ocorrendo palestras, sarau, oficinas e workshops. O Sesc São Carlos também integra a programação com a oficina "Entendimento dos ritmos através do corpo", ministrada por Naná Vasconcelos e indicada ao público adulto em geral.

Já a Abertura da Programação Musical do Festival ocorre na sexta-feira, dia 30. Às 19 horas, na Praça XV, apresenta-se a Orquestra de Violões da Escola Livre de Música Maestro João Sepe e, logo em seguida, às 20h30, haverá o show Histórias do Choro e do Jazz, apresentado por Roberto Sion e Itamar Collaço. Sábado, dia 1º de dezembro, é dia do Esquenta Chorando. Das 10h às 18h ocorre passagem de som e Ensaios Abertos e, a partir das 19h, o grupo Academia do Choro se apresenta, seguido da Noite Dançante de Gafieira com a Banda Gafieira Instrumental Paulistana (GIP). 

No domingo é a vez das 12 horas de apresentação, que ocorre das 10h às 22h na Praça XV. Dentre os convidados, estarão presentes artistas como Barão do Pandeiro, Celsinho Silva, Clarice Magalhães, Choro na Feira, Domingos Teixeira, Guilherme Sparrapan, Ignez Perdigão, John Berman, Laércio de Freitas, Mário Sève, Naná Vasconcelos, Orquestra Experimental da UFSCar, Roda Chorando de Repente, Roda de Choro "Conhecendo o Choro", Ted Falcon, The Israeli Choro Ensemble (Chorolê) e Toninho Carrasqueira.

O Festival ChorandoSemParar é uma realização do Projeto Contribuinte da Cultura da UFSCar, Prefeitura Municipal de São Carlos, FAI-UFSCar, Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, Sesc São Carlos e Ponto de Cultura. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e pelo ProAC, do Governo do Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3307-5691.

- Confira a programação completa do Festival ChorandoSemParar
29/11/2012
13:00:00
03/11/2012
10:50:00
Tatiane Liberato
Sim
Sim
5272