Alunos de Ciências Biológicas registram espécie de ave ameaçada de extinção em visita técnica ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Sorocaba, São Carlos
Vinte alunos do curso de Ciências Biológicas do campus Sorocaba da UFSCar, juntamente com os professores do Departamento de Ciências Ambientais (DCA), Augusto Piratelli e Marcelo Nivert, registraram espécie de ave ameaçada de extinção na Ilha do Cardoso. O registro foi de dois representantes da espécie Maria-da-restinga (Phylloscartes kronei), globalmente ameaçada de extinção. "O registro demonstra a importância das visitas técnicas desta natureza, não somente para a formação dos futuros biólogos, mas também para a conservação da biodiversidade, pois registro como este ajuda no entendimento da distribuição espacial e na abundância de uma espécie ameaçada", afirmou o professor Piratelli.

A visita técnica foi realizada entre os dias 22 e 25 de novembro de 2012 ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Núcleo Marujá). Dentre outras atividades, foi empregada a técnica de capturas de aves com redes de neblina e anilhamento em área de restinga, quando foram capturados dois indivíduos da espécie Maria-da-restinga, endêmica de restinga do sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul.
As visitas técnicas são realizadas anualmente desde 2007 ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso e não fazem parte de um programa regular, mas originaram-se como uma atividade inerente ao curso de bacharelado em Ciências Biológicas, que tem ênfase em conservação. Em 2012, a visita técnica foi vinculada à disciplina Avaliação de Impactos Ambientais.

O Parque abriga todos os ambientes da mata atlântica: mata, restinga, costão, mangue e praia, constituindo-se numa oportunidade de aprendizado em campo, tanto em relação à estrutura e funcionamento de um Parque Estadual, quanto pelos estudos ecológicos que ali são realizados.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail piratelli@ufscar.br.
06/12/2012
13:00:00
21/12/2012
Mariana Ignatios
Sim
Não
5299