Atividade de extensão do campus Araras propõe visitas da comunidade por meio de atividades ecológicas
Araras
Atividades em educação ambiental com a comunidade no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar são algumas das iniciativas do projeto de extensão Canteiro de plantas de uso ornamental, medicinal, frutífero e aromático como ferramenta no ensino de Ciências, coordenada pela docente Alessandra dos Santos Penha do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPVA) e pela técnica Analucia Cerri Arruda. A atividade tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar (ProEx)
O principal objetivo da proposta é formar uma coleção de plantas de uso ornamental, frutífero, aromático, dentre outros em um local aberto à visitação pública, para serem utilizadas em atividades práticas e teóricas com os estudantes. "Esse trabalho vem como intuito de acolher a comunidade externa com um caráter educativo e ecológico", explica Analucia. Segundo a coordenadora, dentro da atividade de "Canteiro de plantas" já existe uma subatividade desenvolvida pela aluna do curso de Agroecologia, Suzana da Costa Matsuda, o "Jardim Sensorial". Criado no início de 2012, a ação busca trabalhar os sentidos dos alunos discutindo os conceitos de ecologia. "O 'Jardim Sensorial' tem o intuito de lidar com a inclusão de deficientes, de modo que os alunos possam compreender as diferenças sensoriais", diz Analucia.
O projeto Canteiro de plantas de uso ornamental, medicinal, frutífero e aromático como ferramenta no ensino de Ciências começou dia 5 de agosto, quando recebeu jovens do Projeto Cidadão de Futuro do Núcleo Pedras Preciosas, programa que oferece inserção social e apoio educacional para crianças de 7 a 14 anos no horário inverso ao escolar. Durante visita, os alunos receberam mudas medicinais, participaram de atividades artísticas e foram ao canteiro de plantas, próximo à Diretoria do campus, para integrarem com o ambiente percebendo-o pelos sentidos. Estes alunos voltaram ao campus dia 5 de novembro, como continuação da atividade.
A visita é o início de um plano de longa duração, que visa ampliar as visitas ao campus e estimular a aprendizagem do ensino de ciências, despertando valores e atitudes em relação ao ambiente.
O principal objetivo da proposta é formar uma coleção de plantas de uso ornamental, frutífero, aromático, dentre outros em um local aberto à visitação pública, para serem utilizadas em atividades práticas e teóricas com os estudantes. "Esse trabalho vem como intuito de acolher a comunidade externa com um caráter educativo e ecológico", explica Analucia. Segundo a coordenadora, dentro da atividade de "Canteiro de plantas" já existe uma subatividade desenvolvida pela aluna do curso de Agroecologia, Suzana da Costa Matsuda, o "Jardim Sensorial". Criado no início de 2012, a ação busca trabalhar os sentidos dos alunos discutindo os conceitos de ecologia. "O 'Jardim Sensorial' tem o intuito de lidar com a inclusão de deficientes, de modo que os alunos possam compreender as diferenças sensoriais", diz Analucia.
O projeto Canteiro de plantas de uso ornamental, medicinal, frutífero e aromático como ferramenta no ensino de Ciências começou dia 5 de agosto, quando recebeu jovens do Projeto Cidadão de Futuro do Núcleo Pedras Preciosas, programa que oferece inserção social e apoio educacional para crianças de 7 a 14 anos no horário inverso ao escolar. Durante visita, os alunos receberam mudas medicinais, participaram de atividades artísticas e foram ao canteiro de plantas, próximo à Diretoria do campus, para integrarem com o ambiente percebendo-o pelos sentidos. Estes alunos voltaram ao campus dia 5 de novembro, como continuação da atividade.
A visita é o início de um plano de longa duração, que visa ampliar as visitas ao campus e estimular a aprendizagem do ensino de ciências, despertando valores e atitudes em relação ao ambiente.
13/12/2012
13:00:00
28/12/2012
Murilo Pereira
Não
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