Professor da UFSCar lança dois novos livros sobre Educação a Distância
São Carlos
O professor e gestor em Educação a Distância (EaD) da UFSCar, Daniel Mill, organizou e lançou dois novos livros sobre EaD: "Escritos sobre educação - Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes" e "Educação a Distância - Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo".
A educação a distância brasileira tem passado por uma vertiginosa expansão nos últimos anos e recebido muita atenção de entusiastas e críticos, sejam eles educadores, investidores ou políticos interessados em atender a demanda por cursos de nível superior no Brasil. No entanto, o professor Daniel Mill afirma que "todo esse movimento não foi acompanhado suficientemente por estudos e pesquisas sobre os diversos aspectos da modalidade". Desta forma, as obras buscam contribuir para pensar a educação em geral e a EaD em particular, ao discutirem temáticas fundamentais para o entendimento da modalidade e da aprendizagem efetiva.
O livro "Escritos sobre educação - Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes" apresenta reflexões sobre as transformações mais recentes do fazer pedagógico imerso num contexto cibercultural. Segundo Mill, há certos aspectos decorrentes da emergência das tecnologias digitais de informação e comunicação que já não podem ser ignoradas nas reflexões sobre o ensino-aprendizagem e muito menos nas práticas pedagógicas contemporâneas. E, de acordo com o professor, este tem sido um dos grandes desafios desta última virada de século: agregar valor ao ensino-aprendizagem pela incorporação de possibilidades tecnológicas emergentes. É nesse sentido que o livro se propõe a buscar um caminho especial: evidenciar o valor que pode ser acrescentado na formação do cidadão por meio dos estudos sobre educação e tecnologias digitais.
Já a obra "Educação a Distância Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo", organizada por Mill, em parceria com o professor Gustavo Maciel, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tem como base diversas pesquisas de diferentes instituições brasileiras e representa um esforço para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem na EaD, com o desejo de que as futuras propostas pedagógicas de cursos virtuais deixem de ser constituídas sob herança da educação presencial, assimiladas muitas vezes de forma acrítica. O livro traz textos que tratam dos elementos básicos da educação: ensino/docentes, aprendizagem/estudantes, materiais didáticos/tecnologias e concepção/gestão dos processos formativos. Cada um por seu turno, os textos buscam proporcionar reflexões sobre o fenômeno pedagógico na contemporaneidade. É um convite à reflexão sobre os desafios cotidianos de estudantes, educadores (professores, tutores e outros) e gestores de EaD.
As obras já estão disponíveis. O livro "Escritos sobre educação - Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes" é publicado pela Editora Paulus e "Educação a Distância Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo" é uma publicação da editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFTM).
A educação a distância brasileira tem passado por uma vertiginosa expansão nos últimos anos e recebido muita atenção de entusiastas e críticos, sejam eles educadores, investidores ou políticos interessados em atender a demanda por cursos de nível superior no Brasil. No entanto, o professor Daniel Mill afirma que "todo esse movimento não foi acompanhado suficientemente por estudos e pesquisas sobre os diversos aspectos da modalidade". Desta forma, as obras buscam contribuir para pensar a educação em geral e a EaD em particular, ao discutirem temáticas fundamentais para o entendimento da modalidade e da aprendizagem efetiva.
O livro "Escritos sobre educação - Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes" apresenta reflexões sobre as transformações mais recentes do fazer pedagógico imerso num contexto cibercultural. Segundo Mill, há certos aspectos decorrentes da emergência das tecnologias digitais de informação e comunicação que já não podem ser ignoradas nas reflexões sobre o ensino-aprendizagem e muito menos nas práticas pedagógicas contemporâneas. E, de acordo com o professor, este tem sido um dos grandes desafios desta última virada de século: agregar valor ao ensino-aprendizagem pela incorporação de possibilidades tecnológicas emergentes. É nesse sentido que o livro se propõe a buscar um caminho especial: evidenciar o valor que pode ser acrescentado na formação do cidadão por meio dos estudos sobre educação e tecnologias digitais.
Já a obra "Educação a Distância Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo", organizada por Mill, em parceria com o professor Gustavo Maciel, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tem como base diversas pesquisas de diferentes instituições brasileiras e representa um esforço para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem na EaD, com o desejo de que as futuras propostas pedagógicas de cursos virtuais deixem de ser constituídas sob herança da educação presencial, assimiladas muitas vezes de forma acrítica. O livro traz textos que tratam dos elementos básicos da educação: ensino/docentes, aprendizagem/estudantes, materiais didáticos/tecnologias e concepção/gestão dos processos formativos. Cada um por seu turno, os textos buscam proporcionar reflexões sobre o fenômeno pedagógico na contemporaneidade. É um convite à reflexão sobre os desafios cotidianos de estudantes, educadores (professores, tutores e outros) e gestores de EaD.
As obras já estão disponíveis. O livro "Escritos sobre educação - Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes" é publicado pela Editora Paulus e "Educação a Distância Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo" é uma publicação da editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFTM).
28/01/2013
13:00:00
04/02/2013
23:59:00
João Eduardo Justi
Não
Não
5366