Projeto “Pesquise já: inovando a pesquisa escolar” recebe prêmio Laura Russo

São Carlos
Nessa edição, a premiação teve como tema “Bibliotecas no século XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios”
O projeto “Pesquise já: inovando a pesquisa escolar” realizado na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar foi contemplado com o Prêmio Laura Russo, que nessa edição teve como tema “Bibliotecas no século XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios”. A premiação anual homenageia a bibliotecária pioneira Laura Garcia Moreno Russo, que lutou pela regulamentação da profissão.

O projeto desenvolvido pelas bibliotecárias Camila Passos, Luciana Sebin, Teresa Lopes e Vera Cóscia, além do bolsista voluntário José Carlos Bastos Júnior, tem como objetivo conscientizar alunos do Ensino Fundamental e Médio quanto a relevância da pesquisa escolar, destacando as fontes de informação impressas e eletrônicas, além de apresentar noções sobre a correta conservação e manuseio dos livros.

Segundo Camila Passos, coordenadora do “Pesquise já: inovando a pesquisa escolar”, o projeto surgiu em 2010 para aproximar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da cidade de São Carlos com a Biblioteca, a leitura e a pesquisa. “Considerando as mudanças ocorridas no âmbito da pesquisa escolar, decidimos abordar o tema de forma diferenciada englobando as fontes de informação impressas e online, pois com o acesso facilitado à Internet, os alunos têm preferência em utilizar fontes digitais, sem a preocupação com a confiabilidade dos sites”, conta a bibliotecária.

Já estiveram na BCo para participar do projeto mais de 600 estudantes de 12 escolas públicas e privadas de São Carlos e região. Em um primeiro momento os alunos assistem a uma palestra com apresentação de algumas fontes de informação online confiáveis e sites de pesquisa com conteúdo interativo como jogos, vídeos e áudios. Paralelamente a essa exposição, são apresentadas também fontes de informação impressas como dicionários, enciclopédias, atlas e revistas. Para Camila, dessa forma é demonstrado aos estudantes que é possível estudar e aprender de forma criativa e prazerosa utilizando os dois tipos de fontes conjuntamente.

Em seguida os alunos são convidados para uma visita monitorada a BCo, que tem como objetivo despertar e reforçar o interesse pela leitura através da divulgação da biblioteca, do seu espaço físico, dos produtos e serviços, principalmente aqueles voltados a esse público, como por exemplo a Gibiteca e a  Biblioteca Infantil. A atividade final é desenvolvida no Departamento de Coleções Raras e Especiais (DeCORE) da BCo, onde são apresentadas as coleções que a compõe, seu laboratório de conservação e a prática de higienização e reparo de documentos.

Segundo Camila Passos, o reconhecimento do Prêmio Laura Russo para a UFSCar e a BCo evidencia todo o envolvimentos e profissionalismo de seus bibliotecários para com a sociedade e a formação dos novos cidadãos. A solenidade de entrega da menção honrosa, atribuída pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 8º região, acontece em São Paulo no dia 12 de março, às 19 horas, no Centro Cultural São Paulo. O “Pesquise já: inovando a pesquisa escolar”, projeto que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, está em fase de atualização e reformulação dos conteúdos e as atividades estão previstas para recomeçar em maio de 2013. Mais informações pelo telefone (16) 3351-842
06/02/2013
13:00:00
20/02/2013
23:59:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
5381