Grupo de Estudos em Saúde Coletiva reinicia as atividades no dia 16 de março

São Carlos
No dia 16 de março, o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GESC) da UFSCar retoma suas atividades para o ano de 2013. O grupo é coordenado pelo professor Geovani Gurgel Aciole do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade e tem como objetivo a produção coletiva de estudos e investigações. A equipe de estudiosos conta com professores dos departamentos de Medicina e Enfermagem, pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Enfermagem, em Fisioterapia, em Ciência, Tecnologia e Sociedade e em Gestão da Clínica; alunos de graduação da UFSCar e profissionais da área da saúde. O grupo desenvolve estudos que abordam assuntos como teorias da saúde coletiva, gestão da clínica, análise de discurso em saúde coletiva, práticas de gestão e de atenção, atenção primária, saúde da família, epidemiologia. por exemplo.

O GESC é aberto a estudantes, pesquisadores e profissionais envolvidos com a área da saúde. O participante deve comparecer às reuniões, realizadas mensalmente, e assumir tarefas e compromissos com o grupo. A cada encontro, os participantes definem tarefas, como leitura de textos, apresentação de trabalhos e estudos de pós-graduação. Como explica o professor Aciole, a integração entre diversos profissionais e estudiosos é importante para ampliar a produção de pesquisas e para a melhor compreensão das políticas e práticas em saúde no Brasil e em outros países. Segundo o docente, a saúde coletiva é uma das cinco grande áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e responde por cerca de 25% das publicações científicas no país na área da saúde. "Não bastasse isso, o Sistema Único de Saúde representa a esperança de vida e qualidade da atenção para 80% dos brasileiros exclusivamente, e para 20% restante, de forma complementar, assegurando atenção básica e de alta complexidade para grupos vulneráveis e população mais desfavorecida", afirma Aciole.

No ano passado, o GESC publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais, além de contribuir para pesquisas em programas de pós-graduação e atividades de extensão. A partir dos estudos desenvolvidos pelo GESC na UFSCar, o professor Aciole explica que é possível planejar a expansão das atividades relacionadas à saúde coletiva. "Estamos trabalhando para a montagem de um Núcleo Nordeste Paulista de Saúde Pública, envolvendo profissionais dos Departamentos Regionais de saúde de Araraquara, São Carlos, Franca, Ribeirão Preto e Barretos e com vistas a realizar um congresso regional de saúde pública em São Carlos ainda no primeiro semestre, como etapa preparatória ao XIII Congresso Paulista de Saúde Pública que acontecerá na cidade de São Paulo no meio do ano", adianta o docente.

As reuniões acontecem mensalmente, no segundo sábado de cada mês, com duração aproximada de quatro horas, nas dependências do DMed, localizado na área Norte do campus São Carlos. O primeiro encontro de 2013 do GESC ocorre no dia 16 de março, a partir das 9 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail giovanni@ufscar.br.
13/03/2013
13:00:00
16/03/2013
12:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
5443