Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar apresenta sua primeira tese de doutorado

São Carlos
No dia 22 de março, ocorreu a primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O trabalho "Filtragem de Ruído em Imagens Tomográficas com Baixa Taxa de Contagem Utilizando uma Abordagem Bayesiana Contextual" foi desenvolvido por Denis Henrique Pinheiro Salvadeo, sob orientação do docente Nelson Delfino d´Ávila Mascarenhas e coorientação do professor Alexandre Levada, ambos do Departamento de Computação (DC) da Universidade, sob financiamento da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os estudos desenvolveram métodos de reprodução de imagens de tomografia computadorizada (CT) com menor taxa de ruído para permitir melhor visualização de exames médicos, inspeção de imagens e avaliação da qualidade do solos, por exemplo.

Na Medicina, por exemplo, CT é utilizado para o diagnóstico de diversos tipos de câncer, com reprodução e processamento de imagens do tórax para a detecção de nódulos, inclusive com informações acerca da forma, intensidade e localização do tumor que permitem sua classificação como maligno ou benigno. Na indústria, a tomografia computadorizada é muito aplicada com a finalidade de inspecionar peças, como pás de turbinas na busca por defeitos, como trincas, e também na análise de poros e morfologia de objetos. Na agricultura, Salvadeo destaca o trabalho realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (CNPDIA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no desenvolvimento de novos tomógrafos e aplicações, que podem ser no cálculo de densidades de madeira como parâmetro para a avaliação de sua qualidade, estudo de solos para manejo adequado de solos e culturas, visualização de estruturas internas de árvores que pode ser usada para identificar pragas ou mesmo selecionar matrizes.

Apesar do conjunto de aplicações, Salvadeo explica que a CT apresenta um conjunto de propriedades físicas que limitam seu uso. "O CT se utiliza da perigosa radiação ionizante. Na área médica, o princípio As Low As Reasonably Achievable (ALARA) nos diz que a dose de radiação deve ser a menor possível para se obter uma imagem útil, pois o seu uso excessivo e crescente podem aumentar o número de casos de câncer. Enquanto isto, na área industrial a expectativa é que reduzir a dose de radiação pode reduzir custos. Porém, ao se utilizar doses menores de radiação, as imagens geradas apresentam qualidade visual inferior com o aumento dos níveis de ruído, chegando até mesmo a impossibilitar um diagnóstico preciso a partir destas imagens ruidosas", afirma.

Assim, para ampliar a utilização da CT e permitir a reprodução de imagens com melhor qualidade, Salvadeo desenvolveu métodos de filtragem de ruído em imagens reconstruídas obtidas com doses de radiação reduzidas. Segundo o pesquisador, a redução dos níveis de ruído tornam a imagem novamente adequada para análise, sem a necessidade de altas taxas de radiação que podem resultar em danos à saude e gastos excessivos.

Parte dos estudos de Salvadeo foi realizada no Département Traitement du Signal et des Images da Télécom ParisTech, em um projeto relacionado a filtragem de ruídos em imagens de ultrassom de gravidez, sob orientação das  docentes Isabelle Bloch e Florence Tupin. "É importante destacar que apesar de ter meu trabalhado com imagens ecográficas ao invés de CT, o conhecimento adquirido sobre a abordagem em estado da arte Non Local Means e sobre a metodologia de análise de resultados em filtragem de ruído foram de grande importância para o meu projeto de doutorado", salienta. Na opinião de Salvadeo, o contato com pesquisadores de outros países também ampliou sua formação como pesquisador na área de Processamento de Imagens e Sinais.

O trabalho foi publicado na primeira tese de doutorado desenvolvido no PPGCC. Salvadeo afirma que os estudos realizados na UFSCar contribuíram positivamente na sua formação profissional e acadêmica, além de contribuir para expandir suas possibilidades de atuação. "Tenho muito carinho pela UFSCar. Desta forma, ser o primeiro a defender o doutorado no PPGCC é com certeza uma grande honra. Entretanto, mais do que ser o primeiro, vejo que concluir o meu doutorado no PPGCC representa uma pequena retribuição à sociedade, aos docentes que tanto se dedicaram para que o programa de doutorado em Computação fosse criado na UFSCar, à própria UFSCar e ao fortalecimento do PPGCC, devido a tudo o que me proporcionaram na minha formação profissional e pessoal. Por fim, espero e acredito que o PPGCC se fortalecerá e evoluirá cada vez mais com os trabalhos dos seus docentes e discentes", acredita o recém doutor.

Ingresso em 2004 no curso de bacharelado em Ciência da Computação, o pesquisador também participou de projetos de extensão relacionados a inclusão digital e recebeu prêmios importantes oferecidos por grandes empresas da área de computação. "Para mim, que sempre estudei em escola pública e tinha o sonho de ingressar em uma universidade pública de ponta, como é o caso da UFSCar, com excelentes docentes e pesquisadores, a realização deste sonho tem me permitido evoluir e concretizar diversos outros sonhos, devido ao excelente nível de formação que a UFSCar tem me proporcionado", afirma Salvadeo.

Atualmente, o PPGCC é coordenado pelo docente Estevam Rafael Hruschka Junior, e com a vice-coordenadoria do professor Hermes Senger, ambos do DC. O Programa está estruturado nas linhas de pesquisa em Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador; Inteligência Artificial; Processamento de Imagens e Sinais: Algoritmos e Arquitetura e Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores. Mais informações podem ser obtidas no site, em http://ppgcc.dc.ufscar.br, pelo e-mail secppgcc@dc.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8233.
26/03/2013
13:00:00
05/04/2013
18:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
5462