Pioneira na oferta de curso de Engenharia na modalidade a distância, UFSCar forma sua primeira turma
Araras, Sorocaba, São Carlos
Curso de Engenharia Ambiental a distância é o primeiro ofertado nesta modalidade, por uma Instituição Pública de Ensino Superior, no Brasil
Na última sexta-feira, 12 de abril, foi realizada na UFSCar a formatura da primeira turma do curso de Engenharia Ambiental oferecido pela Universidade na modalidade a distância. Esse é o primeiro curso na área de Engenharia ofertado por uma Instituição Pública de Ensino Superior na modalidade a distância no Brasil.
No total, 34 alunos dos polos de apoio presencial de Itapetininga (SP), Jales (SP), Pato Branco (PR) e São José dos Campos (SP) participaram da cerimônia de colação de grau realizada às 13 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, que contou com a presença de Rodolfo Antônio de Figueiredo, Pró-Reitor Adjunto de Extensão, que representou o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; Aline Reali, Secretária Geral de Educação a Distância da UFSCar; Daniel Mill, Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSCar; e os coordenadores do curso de Engenharia Ambiental, Luiz Marcio Poiani e Ruy de Sousa Júnior; além de membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos formandos.
Os 34 formandos ingressaram no curso em 2007 e, como pioneiros, assumiram o compromisso de colaborar com a UFSCar a obter êxito na oferta de um curso de Engenharia a distância no mesmo padrão de qualidade que a Universidade garante aos cursos presenciais. O curso de Engenharia Ambiental a distância da UFSCar tem o objetivo principal de formar profissionais para atuar na conservação, preservação e manejo dos recursos ambientais conforme a legislação específica, desenvolver projetos de controle aos impactos ambientais, auxiliar na recuperação de áreas degradadas e em projetos de reflorestamento e desenvolver estratégias de educação ambiental.
O egresso do curso de Engenharia Ambiental da UFSCar é um engenheiro com sólida formação profissional, capacitado para uma atuação crítica e reflexiva, tanto científica como tecnológica ou sociológica, em relação ao meio ambiente. "Nós formamos engenheiros ambientais capazes de entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade do planeta", afirmam os coordenadores do curso.
Eduardo de Queiroz Pigari, aluno de Engenharia Ambiental que se formou na última sexta-feira, conta que pretende trabalhar com licenciamento e fiscalização ambiental ou gerenciamento de resíduos. Ele garante que os conhecimentos construídos durante o curso garantirão a qualidade de sua atuação profissional. "Nenhuma dúvida passa despercebida no curso a distância, o conhecimento fica todo registrado no ambiente virtual de aprendizagem e, desta forma, o conteúdo em si é mais bem transmitido do que em um curso presencial", diz Eduardo que já havia cursado Física, na modalidade presencial, quando ingressou na UFSCar. Já a aluna formada, Andressa de Oliveira, pretende continuar estudando: "Agora vou fazer pós-graduação em Engenharia de Segurança também na modalidade a distância!".
As atividades em EaD desenvolvidas pela UFSCar visam à democratização e à socialização do conhecimento que é produzido e restrito, usualmente, aos frequentadores das instituições de ensino. Por intermédio da modalidade de educação a distância, a Universidade proporciona oportunidades de formação qualificada a cidadãos residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham dificuldades em participar de cursos presenciais. Para se ter uma ideia, além dos campi em São Carlos, Sorocaba e Araras, hoje a UFSCar tem 25 polos de apoio presencial parceiros em 24 cidades de seis Estados do País, onde oferta cinco cursos de graduação a distância (bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.)
No último dia 12, além da primeira turma de Engenharia Ambiental, a UFSCar formou também a segunda turma do curso de Educação Musical. Colaram grau 45 novos educadores musicais dos polos de Itapetininga (SP), Jales (SP) e São Carlos (SP). Mais informações sobre a EaD podem ser obtidas em www.sead.ufscar.br.
No total, 34 alunos dos polos de apoio presencial de Itapetininga (SP), Jales (SP), Pato Branco (PR) e São José dos Campos (SP) participaram da cerimônia de colação de grau realizada às 13 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, que contou com a presença de Rodolfo Antônio de Figueiredo, Pró-Reitor Adjunto de Extensão, que representou o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; Aline Reali, Secretária Geral de Educação a Distância da UFSCar; Daniel Mill, Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSCar; e os coordenadores do curso de Engenharia Ambiental, Luiz Marcio Poiani e Ruy de Sousa Júnior; além de membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos formandos.
Os 34 formandos ingressaram no curso em 2007 e, como pioneiros, assumiram o compromisso de colaborar com a UFSCar a obter êxito na oferta de um curso de Engenharia a distância no mesmo padrão de qualidade que a Universidade garante aos cursos presenciais. O curso de Engenharia Ambiental a distância da UFSCar tem o objetivo principal de formar profissionais para atuar na conservação, preservação e manejo dos recursos ambientais conforme a legislação específica, desenvolver projetos de controle aos impactos ambientais, auxiliar na recuperação de áreas degradadas e em projetos de reflorestamento e desenvolver estratégias de educação ambiental.
O egresso do curso de Engenharia Ambiental da UFSCar é um engenheiro com sólida formação profissional, capacitado para uma atuação crítica e reflexiva, tanto científica como tecnológica ou sociológica, em relação ao meio ambiente. "Nós formamos engenheiros ambientais capazes de entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade do planeta", afirmam os coordenadores do curso.
Eduardo de Queiroz Pigari, aluno de Engenharia Ambiental que se formou na última sexta-feira, conta que pretende trabalhar com licenciamento e fiscalização ambiental ou gerenciamento de resíduos. Ele garante que os conhecimentos construídos durante o curso garantirão a qualidade de sua atuação profissional. "Nenhuma dúvida passa despercebida no curso a distância, o conhecimento fica todo registrado no ambiente virtual de aprendizagem e, desta forma, o conteúdo em si é mais bem transmitido do que em um curso presencial", diz Eduardo que já havia cursado Física, na modalidade presencial, quando ingressou na UFSCar. Já a aluna formada, Andressa de Oliveira, pretende continuar estudando: "Agora vou fazer pós-graduação em Engenharia de Segurança também na modalidade a distância!".
As atividades em EaD desenvolvidas pela UFSCar visam à democratização e à socialização do conhecimento que é produzido e restrito, usualmente, aos frequentadores das instituições de ensino. Por intermédio da modalidade de educação a distância, a Universidade proporciona oportunidades de formação qualificada a cidadãos residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham dificuldades em participar de cursos presenciais. Para se ter uma ideia, além dos campi em São Carlos, Sorocaba e Araras, hoje a UFSCar tem 25 polos de apoio presencial parceiros em 24 cidades de seis Estados do País, onde oferta cinco cursos de graduação a distância (bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.)
No último dia 12, além da primeira turma de Engenharia Ambiental, a UFSCar formou também a segunda turma do curso de Educação Musical. Colaram grau 45 novos educadores musicais dos polos de Itapetininga (SP), Jales (SP) e São Carlos (SP). Mais informações sobre a EaD podem ser obtidas em www.sead.ufscar.br.
16/04/2013
13:00:00
23/04/2013
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
5504