Exposição fotográfica Igrejas do Kremlin acontece na Biblioteca Comunitária da UFSCar

São Carlos
Mostra apresenta imagens feitas pelo professor Amarílio Ferreira Jr, que fotografou igrejas de Moscou
Até o final de maio, acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar a exposição "Igrejas do Kremlin". A mostra é resultado de uma viagem a Moscou, no verão de 2012, do professor Amarílio Ferreira Júnior, docente do Departamento de Educação (DEd) da Universidade. Fazem parte da exposição fotos da Catedral de São Basílio, Catedral Kazan, Catedral do Arcanjo Miguel, Catedral da Anunciação, Catedral da Assunção, Catedral dos Doze Apóstolos, Catedral do Grande Salvadore e Igreja da Deposição do Robe.

O professor conta que quando esteve pela primeira vez em Moscou pôde apenas registrar a beleza das igrejas com o olhar. Naquela época o Brasil vivia sob a ditadura militar e Amarílio chegava à capital da União Soviética para estudar no Instituto de Ciências Sociais na condição de militante do Partido Comunista Brasileiro sob as duras regras da clandestinidade política. O educador relata que quando se instalou no alojamento estudantil, a primeira coisa que fez, juntamente com seus amigos, foi visitar as igrejas do cristianismo ortodoxo, um dos lugares considerados por ele mais emblemáticos do poder soviético. Mas nada podia ser fotografado.

Assim, em inúmeras visitas, mesmo durante o rigoroso inverno, registrou em sua memória a arquitetura incomum, de formas irregulares, arredondadas e multicoloridas das igrejas. "Algumas lembravam até um brinquedo artesanal meticulosamente desenhado e construído, um enfeite exótico, um deleite para os olhos, algo realmente mágico. Mantive essas imagens registradas na memória por longos anos alimentando o sonho de um dia voltar a Moscou com uma câmera fotográfica nas mãos e captar a beleza artística desse conjunto de igrejas que adornam a Praça Vermelha e o Kremlin", conta o professor.

A exposição, que é gratuita, acontece na BCo, localizada na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 as 22 horas, e aos sábado das 8 às 14 horas. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8747.
10/05/2013
13:00:00
31/05/2013
23:00:00
Mariana Ignatios
Sim
Não
5563