Curso de doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade tem início dia 23 de maio

São Carlos
No dia 23 de maio, tem início na UFSCar as atividades do curso da primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ligado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade. Para marcar o começo das atividades a professora Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), foi convidada para ministrar a palestra “Ciência e cientistas: da torre de marfim ao acesso aberto”, na qual abordará os novos recursos eletrônicos que buscam facilitar as ações de produção e comunicação científica, bem como a produção e a apropriação do conhecimento.

O doutorado no PPGCTS foi criado com o objetivo de ampliar o campo de reflexão e debate sobre os desafios nacionais, internacionais, regionais e locais da ciência, tecnologia e inovação. Dessa maneira, visa aumentar a troca de conhecimentos entre os alunos e docentes, que favorecem a integração de pesquisas científicas e tecnológicas, assim como as oportunidades de atuação, seja em universidades e institutos de pesquisa, como também nos órgãos de governo e empresas, em busca de uma expressiva contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.

Segundo Maria Cristina Innocentini Hayashi, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e coordenadora do PPGCTS da UFSCar, para a criação do curso de doutorado do Programa foi realizada uma análise da atual situação da pós-graduação no Brasil. Foi levado em consideração o novo propósito da articulação da inovação tecnológica com a inovação social, a dedicação ao campo de estudos interdisciplinar de ciência, tecnologia e sociedade, a possibilidade de formação de redes de pesquisa e pós-graduação, envolvendo parcerias nacionais e internacionais, e a formação de mestres e doutores que possam integrar equipes multidisciplinares, com projetos individuais interligados, em direção à promoção do maior enriquecimento das abordagens e resultados.

Maria Cristina afirma que a criação do curso representa uma importante contribuição para o fortalecimento da pesquisa interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade no país. “Essa perspectiva se dá pela convergência de um amplo espectro de competências dos docentes, pesquisadores e alunos envolvidos, com suas diferentes experiências e especialidades de origem que, sem a perda do foco nos objetivos a serem alcançados, têm conduzido projetos de pesquisa inter-relacionados”, relata a coordenadora.

O curso conta com três linhas de pesquisa, sendo Dimensões Sociais da Ciência e Tecnologia; Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável; e Linguagens, Comunicação e Ciência. Sua estrutura curricular compreende um conjunto de disciplinas obrigatórias, além do cumprimento de créditos em disciplinas optativas do mestrado e doutorado.

O corpo docente é composto por 18 professores, dos quais 14 são permanentes, vinculados aos departamentos de Ciência da Informação, Ciências Sociais, Letras, Artes e Comunicação, Enfermagem e Ciência da Computação, além de uma professora voluntária vinculada ao Departamento de Psicologia, e outros quatro docentes colaboradores, professores da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e da Université du Sud -Toulon – Var, na França.

Dado o caráter interdisciplinar do curso não é exigida uma formação em um campo de conhecimento disciplinar específico para os interessados em cursar o doutorado. A primeira turma selecionada, em dezembro de 2012, é composta por alunos formados nas mais diversas áreas de conhecimento, tais como Ciências Sociais, Administração, Comunicação Social, Letras e Artes, Ciência da Informação, Economia, Relações Internacionais, Engenharias, Física, Química, Matemática, e de várias áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, dentre outras.

O início das atividades do doutorado, com a palestra “Ciência e cientistas: da torre de marfim ao acesso aberto”, acontece às 9h30, no Anfiteatro Bento Prado Junior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. O evento é gratuito, aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8417.
08/05/2013
13:00:00
23/05/2013
9:30:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
5567