Com educação a distância, UFSCar permite que cada vez mais estudantes alcancem o sonho da formação superior

Araras, Sorocaba, São Carlos
Instituição leva Ensino Superior gratuito e de qualidade para perto de pessoas em faixas etárias e condições socioeconômicas diferenciadas
O sonho da Educação Superior gratuita e de qualidade sempre pareceu passível de ser realizado somente por aqueles com condições socioeconômicas capazes de garantir mudanças de cidades e permanência longe de casa e sem compromissos profissionais ou responsabilidades familiares. Essa realidade, no entanto, vem sendo transformada nos últimos anos com estratégias encampadas, principalmente pelo governo federal, no sentido de democratizar o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Uma dessas estratégias surgiu em 2006: o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), integrado por Instituições Públicas de Ensino Superior, que oferece cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD), objetivando a expansão e interiorização da oferta de vagas nesse nível de ensino.

Desde 2007, a UFSCar, como integrante da UAB, oferta graduações a distância e, desta forma, pode proporcionar oportunidades de formação qualificada a pessoas residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham outras dificuldades para participar de cursos presenciais. Além disso, oferecer cursos a distância vem ao encontro do compromisso histórico assumido pela UFSCar com o ensino público, gratuito e de qualidade e com sua busca pela garantia de condições de acesso e permanência na Universidade a estudantes de diferentes origens e estratos sociais.

"Quando a Universidade abre as portas para outros perfis de público que não apenas os adolescentes saídos do Ensino Médio ela oportuniza que pessoas em diferentes fases da vida venham a alcançar a formação desejada e adquirir novos conhecimentos que fazem a diferença no mercado de trabalho", acredita Patrícia Vieira de Moraes, 38 anos, formada pela UFSCar em Educação Musical na modalidade a distância.

José Luiz Vieira Pessoa ingressou no curso de Engenharia Ambiental – também oferecido pela UFSCar na modalidade a distância – com 39 anos e teve de conciliar os estudos com o trabalho. Ele conta que em virtude dos compromissos profissionais estendia a sua jornada de estudos até as duas horas da madrugada para conseguir realizar todas as atividades do curso. "Além das idas ao polo de apoio presencial todo final de semana, para participar das atividades laboratoriais e provas", destaca ele.

O exemplo da dedicação de José Luiz revela que as graduações a distância não são cursos de segunda categoria e mais fáceis de serem concluídos, como muita gente acredita. Apesar da flexibilidade nos horários para cumprir com as tarefas e da comodidade em poder estudar da própria casa, a metodologia de EaD implantada pela UFSCar prevê de 20 a 25 horas semanais de estudos, via Internet, além das atividades presenciais nos polos de apoio espalhados por 24 cidades de 6 Estados brasileiros.

"É uma trajetória que exige muito esforço e muita disciplina da parte do aluno", afirma Claudinei Antônio Julião, 45 anos, também formado em Engenharia Ambiental. "É preciso ser disciplinado, organizar uma agenda e ter muita força de vontade. Mas, o estudante que se dedica, com certeza, conclui o curso com o sentimento de que valeu a pena!"

Outro mito em relação à educação a distância é o que diz respeito à aprendizagem ser um processo solitário. As atividades virtuais ou presenciais são acompanhadas por tutores que procuram evitar que os alunos se sintam sozinhos na caminhada. Os tutores virtuais são responsáveis por pequenos grupos de estudantes, no ambiente virtual de aprendizagem. Cabe ao tutor virtual orientar os alunos no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos e atividades; auxiliar na solução de dúvidas; oferecer retorno das atividades e avaliações realizadas a distância, sempre em sintonia com o professor e com o que foi planejado para a disciplina. Já o tutor presencial desenvolve um conjunto diversificado de atividades pedagógico-administrativas nos polos, prestando atendimento síncrono e local aos alunos.

Patrícia, José Luiz e Claudinei, assim como tantos outros alunos da UFSCar, sabem da importância desse acompanhamento para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Hoje, depois de formados, os três desejam utilizar todo o conhecimento que construíram junto aos professores, tutores e colegas de turma para alavancarem em suas carreiras. José Luiz já considera ingressar no mestrado; Claudinei quer conciliar os aprendizados na área ambiental à sua atuação como jornalista; e Patrícia já passou a utilizar em suas aulas de música elementos da metodologia de ensino da UFSCar e também pretende seguir estudando. "A UFSCar me abriu um novo mundo e eu quero mais é aproveitá-lo", comemora ela.

Cursos
Atualmente, a UFSCar oferta 5 cursos de graduação na modalidade a distância: bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. O próximo Vestibular está previsto para o mês de setembro, com inscrições a partir de agosto de 2013. Saiba mais em www.sead.ufscar.br.
15/05/2013
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22/05/2013
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João Eduardo Justi
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