Publicação que aborda a educação de alunos surdos será lançada em 21/5
São Carlos
No dia 21 de maio acontece no edifício do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar o lançamento do livro "Tenho um aluno surdo, e agora?". A publicação, organizada pela docente do Departamento de Psicologia (DPsi), Cristina Broglia Lacerda, e pela doutoranda do PPGEEs, Lara Ferreira dos Santos, será lançada pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) e reúne textos de pesquisadores e docentes que atuam na área de surdez e que, além desse assunto, discutem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de alunos surdos.
Na obra são abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramática da Libras. Também são problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem como direito das pessoas surdas a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível.
O objetivo da obra é fornecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.
O lançamento tem início às 17h30, na área Sul do campus São Carlos. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9622.
Na obra são abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramática da Libras. Também são problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem como direito das pessoas surdas a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível.
O objetivo da obra é fornecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.
O lançamento tem início às 17h30, na área Sul do campus São Carlos. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9622.
17/05/2013
15:00:00
21/05/2013
18:00:00
Estela Andrade
Não
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