Estudos do PPGPol analisam as políticas públicas na área de saúde
São Carlos
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da UFSCar analisa as políticas públicas na área da saúde, com base nos princípios de integralidade propostos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudos foram realizados para a elaboração da dissertação de mestrado de Elisângela Carrijo, realizado sob orientação do docente Thales Haddad Novaes de Andrade, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade.
Para a elaboração dos estudos, foram analisadas a operacionalização das Linhas de Cuidados que foram adotadas para atender os princípios de integralidade do SUS, os quais defendem o atendimento interdisciplinar na prevenção e tratamento, nos mais diversos níveis de complexidade. A pesquisa de Elisângela contou com estudo em campo, realizada na Unidade Saúde-Escola da UFSCar, que permitiu a compreensão dos elementos que compõem o processo de implementação das Linhas de Cuidado e a análise com base nas teorias das ciências políticas.
Na opinião de Elisângela, estudos sobre as relações interdisciplinares são necessários para a compreensão da adoção e implantação de políticas públicas na área da saúde. "O estudo de caso possibilita identificar que, embora exista consenso entre especialistas sobre os ganhos postos pela integralidade, a execução nos serviços públicos esbarra na redefinição de papéis e valores. Como a efetividade de uma atenção integral e integrada depende da colaboração por parte de seus recursos humanos, acertos internos à implementação de práticas que explorem a integralidade são indispensáveis", observa a pesquisadora.
A pesquisadora conclui que a implantação efetiva das linhas de cuidado em defesa da integralidade de atendimento proposto pelo SUS depende da negociação e do diálogo entre os atores das áreas de saúde na produção das políticas públicas. "Para a continuidade da expansão da integralidade, via práticas interdisciplinares e intersetoriais, é necessário o acionamento da barganha como estratégia de governança para evitar a paralisia ou regresso do projeto sanitário-democrático", afirma Elisângela.
Durante a pós-graduação, Elisângela também realizou estudos na Universidade de Quebec, no Canadá, onde, coorientada pelas docentes do Departamento de Sociologia, Charmain Levy, e do Departamento de Ciências da Saúde, Francine Demontigny, pôde aprofundar os conhecimentos e estudos na área de políticas públicas em Saúde. Para o futuro, a pesquisadora pretende ampliar, durante o curso de doutorado, as discussões e análises acerca da gestão de serviços interdisciplinares em saúde pública. "É interessante para o doutorado ampliar esse estudo observando para além dos muros institucionais, contemplando a dimensão de redes de cuidados, pois a pactuação interserviços na composição das redes pode solucionar pontos de dificuldades da produção institucional de cuidados integrais. Dado que é passível de ser aferido em um estudo comparado do sistema de saúde do Brasil e do Canadá", planeja.
A dissertação "A Implementação das Linhas de Cuidados na Saúde Pública Brasileira: O caso da Unidade Saúde-Escola da UFSCar" foi defendida no PPGPol em abril de 2013 e contou com a participação dos professores Thales Haddad de Novais Andrade, das docentes Francinne Demontigny e Charmain Levy, ambas da Universidade de Quebec, e Ana Claúdia Capella, do Departamento de Administração Pública da Unesp Araraquara.
Para a elaboração dos estudos, foram analisadas a operacionalização das Linhas de Cuidados que foram adotadas para atender os princípios de integralidade do SUS, os quais defendem o atendimento interdisciplinar na prevenção e tratamento, nos mais diversos níveis de complexidade. A pesquisa de Elisângela contou com estudo em campo, realizada na Unidade Saúde-Escola da UFSCar, que permitiu a compreensão dos elementos que compõem o processo de implementação das Linhas de Cuidado e a análise com base nas teorias das ciências políticas.
Na opinião de Elisângela, estudos sobre as relações interdisciplinares são necessários para a compreensão da adoção e implantação de políticas públicas na área da saúde. "O estudo de caso possibilita identificar que, embora exista consenso entre especialistas sobre os ganhos postos pela integralidade, a execução nos serviços públicos esbarra na redefinição de papéis e valores. Como a efetividade de uma atenção integral e integrada depende da colaboração por parte de seus recursos humanos, acertos internos à implementação de práticas que explorem a integralidade são indispensáveis", observa a pesquisadora.
A pesquisadora conclui que a implantação efetiva das linhas de cuidado em defesa da integralidade de atendimento proposto pelo SUS depende da negociação e do diálogo entre os atores das áreas de saúde na produção das políticas públicas. "Para a continuidade da expansão da integralidade, via práticas interdisciplinares e intersetoriais, é necessário o acionamento da barganha como estratégia de governança para evitar a paralisia ou regresso do projeto sanitário-democrático", afirma Elisângela.
Durante a pós-graduação, Elisângela também realizou estudos na Universidade de Quebec, no Canadá, onde, coorientada pelas docentes do Departamento de Sociologia, Charmain Levy, e do Departamento de Ciências da Saúde, Francine Demontigny, pôde aprofundar os conhecimentos e estudos na área de políticas públicas em Saúde. Para o futuro, a pesquisadora pretende ampliar, durante o curso de doutorado, as discussões e análises acerca da gestão de serviços interdisciplinares em saúde pública. "É interessante para o doutorado ampliar esse estudo observando para além dos muros institucionais, contemplando a dimensão de redes de cuidados, pois a pactuação interserviços na composição das redes pode solucionar pontos de dificuldades da produção institucional de cuidados integrais. Dado que é passível de ser aferido em um estudo comparado do sistema de saúde do Brasil e do Canadá", planeja.
A dissertação "A Implementação das Linhas de Cuidados na Saúde Pública Brasileira: O caso da Unidade Saúde-Escola da UFSCar" foi defendida no PPGPol em abril de 2013 e contou com a participação dos professores Thales Haddad de Novais Andrade, das docentes Francinne Demontigny e Charmain Levy, ambas da Universidade de Quebec, e Ana Claúdia Capella, do Departamento de Administração Pública da Unesp Araraquara.
24/05/2013
13:00:00
13/06/2013
Enzo Kuratomi
Não
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