Mestranda do PPGBMA é premiada em encontro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular

Sorocaba
A mestranda Gabriele Verônica de Mello Gabriel, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA) da UFSCar, foi premiada no 17° Encontro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) pela apresentação do trabalho intitulado "Aplicação da luciferase de Macrolampis sp2 no desenvolvimento de biossensor bacteriano para metais pesados", orientada pelo professor Vadim Viviani, docente do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do campus Sorocaba da UFSCar. 

O objetivo do estudo é usar a enzima luciferase do vaga-lume brasileiro Macrolampis para construir um biossensor bacteriano de toxicidade ambiental. A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma bactéria bioluminescente a partir da inserção do gene que codifica a luciferase de Macrolampis, enzima responsável pela emissão de luz em vaga-lumes, na bactéria Escherichia coli, utilizando-a como um biossensor para detecção de agentes tóxicos, como metais pesados (mercúrio, prata, e toxicantes em geral) presentes em águas, além de análise da toxicidade de agentes microbicidas.

A continuidade desta pesquisa será a criação de um biossensor mais específico para metais a partir de mutantes da luciferase de Macrolampis. Segundo Gabriele, o prêmio recebido pela SBBq ressalta a qualidade do trabalho científico apresentado no Encontro, reafirmando sua importância na área de Bioquímica e Biologia Molecular. O orientador da mestranda, Vadim Viviani, diz que "o prêmio recebido pela aluna de mestrado no encontro da SBBq reconhece o esforço realizado pela estudante em suas pesquisas e é um estímulo a trabalhos científicos básicos, cujos desenvolvimentos frutificam com importantes aplicações biotecnológicas". 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5983 ou pelo email viviani@ufscar.br.
03/06/2013
13:00:00
13/06/2013
23:59:00
Matheus Silva
Não
Não
5611