Satisfação é marca registrada dos formados pelas graduações a distância da UFSCar

Araras, Sorocaba, São Carlos
Idade, situação socioeconômica, distância física e compromissos profissionais ou familiares sempre apareceram como fatores que, se não considerados ideais, são aqueles que mais dificultam – e até impedem – o ingresso das pessoas no Ensino Superior e a realização do sonho da graduação. A UFSCar, no entanto, tem trabalhado para transformar essa realidade ao encampar estratégias de democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil. Nesse sentido, uma das estratégias de destaque foi o ingresso da UFSCar no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal, a partir do qual passou a oferecer cursos de graduação na modalidade a distância.

Ao integrar o Sistema UAB, a UFSCar visa a democratização e a socialização do conhecimento que, de outro modo, estaria restrito aos frequentadores presenciais dos centros de formação e pesquisa. Isto porque, por intermédio da educação a distância, a Instituição pode proporcionar oportunidades de formação qualificada a pessoas residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham outras dificuldades para participar de cursos presenciais. Além disso, oferecer cursos a distância vem ao encontro do compromisso histórico assumido pela UFSCar com o ensino público, gratuito e de qualidade e com sua busca pela garantia de condições de acesso e permanência na Universidade a estudantes de diferentes origens e estratos sociais.

"Estou prestes a me aposentar e o curso de Pedagogia a distância da UFSCar praticamente mudou a minha vida", diz Washington Mateus Fraga, 48 anos, que se formou pela UFSCar mesmo estando a 350 quilômetros do Campus São Carlos no qual a Universidade oferece o curso de Pedagogia na modalidade presencial. Ou seja, para Washington, no estágio de vida em que se encontra e residindo na cidade de Tarumã (SP), a formação como pedagogo só foi possível por causa da oportunidade de estudar a distância oferecida pela UFSCar.

Da mesma forma, Fabíola Precinott, 38 anos, formada em Educação Musical, afirma que "se não fosse a EaD da UFSCar jamais teria conseguido fazer esse curso". Ela reside em Osasco (SP) e não teria condições financeiras de pagar uma graduação na área de Música. O exemplo de Fabíola é importante para destacar que os cinco cursos de graduação que a UFSCar oferece na modalidade a distância são completamente gratuitos, inclusive todo o material didático (impresso, virtual e audiovisual). "Foi incrível! Não precisamos xerocar textos, fazer cópias, pois o material chega todo pronto - e de graça -, tudo à mão, perfeito!", lembra Washington entusiasmado. Todas as disciplinas dos cinco cursos a distância da UFSCar oferecem materiais didáticos em pelo menos três mídias diferentes. Os materiais são elaborados pelos professores que ministram as disciplinas - portanto, especialistas nos conteúdos -, apoiados por equipes técnico-pedagógicas multidisciplinares da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar.

"Sou farmacêutico bioquímico, mas essa foi minha primeira experiência em EaD. E nunca estudei na minha vida como ao longo desse curso", diz Rodrigo Costa da Silva, 30 anos, também formado em Educação Musical. Apesar da flexibilidade nos horários para cumprir com as tarefas e da comodidade em poder estudar da própria casa, a metodologia de EaD implantada pela UFSCar prevê de 20 a 25 horas semanais de estudos, via internet, além das atividades presenciais nos polos de apoio espalhados por 24 cidades de seis Estados brasileiros.

As atividades virtuais ou presenciais são acompanhadas por tutores que procuram evitar que os alunos se sintam sozinhos na caminhada. Os tutores virtuais são responsáveis por pequenos grupos de estudantes, no ambiente virtual de aprendizagem. Cabe ao tutor virtual orientar os alunos no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos e atividades; auxiliar na solução de dúvidas; oferecer retorno das atividades e avaliações realizadas a distância, sempre em sintonia com o professor e com o que foi planejado para a disciplina. Já o tutor presencial desenvolve um conjunto diversificado de atividades pedagógico-administrativas nos polos, prestando atendimento síncrono e local aos alunos.

Fabíola conta que tinha preconceito em relação à EaD por desconhecer a metodologia adotada pela UFSCar. "Hoje eu valorizo muito essa modalidade de ensino e incentivo as pessoas a fazerem essa experiência na EaD. Eu estou muito satisfeita com a formação recebida, eu aprendi!", afirma ela. Além disso, a educadora musical conta que depois que ingressou na UFSCar, muitas portas começaram a se abrir, "porque o nome da Universidade tem peso e é muito prestigiado pelo mercado de trabalho", enfatiza.

Washington também está satisfeito: "Hoje sou um profissional muito melhor dentro da sala de aula e tenho mais confiança naquilo que faço!". E Rodrigo acredita no sucesso: "Eu tenho certeza que através dessa formação na EaD da UFSCar eu poderei alcançar minha realização profissional".

Cursos
Atualmente, a UFSCar oferece cinco cursos de graduação na modalidade a distância: bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. O próximo vestibular está previsto para o mês de setembro, com inscrições a partir de agosto de 2013. Saiba mais em www.sead.ufscar.br.
05/06/2013
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15/06/2013
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João Eduardo Justi
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