Empresa Júnior de Biotecnologia do Campus Araras da UFSCar é premiada por projeto sustentável

São Carlos
A Sustec Jr., empresa júnior do curso de Biotecnologia do campus Araras da UFSCar ficou na quarta colocação do prêmio do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, com a realização do projeto “Coleta de Óleo Comestível Usado". Parte do recurso financeiro recebido de prêmio será revertida em diversos materiais doados à Cooperativa Araras Limpa.

O projeto premiado enfatizou a importância de se fazer a coleta de óleos comestíveis, em especial aqueles utilizados nas frituras, que são resíduos geralmente diários nos lares. Devido à falta de informação da população ou carência de disseminação de ideias a favor do meio ambiente, este resíduo acaba sendo despejado diretamente nas pias ou até vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto e causando danos no entupimento de canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de acarretar poluição do meio aquático. Desta maneira, surge a necessidade de adoção de estratégias em prol de informar a população sobre os malefícios que estas atitudes provocam e a maneira correta de se descartar tal resíduo.

Atentos a este problema, os integrantes da Sustec Jr. desenvolveram o projeto “Coleta de Óleo Comestível Usado” no campus. A iniciativa buscou promover um destino correto ao óleo usado entre a comunidade acadêmica. Foram instalados pontos de coleta pelo campus e a comunidade acadêmica pode depositar o óleo usado adequadamente. Os postos de coleta ficam ao lado do estacionamento de carros e no prédio central do campus. A empresa júnior pretende estender o projeto para a população de Araras aumentando os pontos de coleta.

O projeto tem a participação da Cooperativa Araras Limpa, que é a responsável por dar um destino sustentável ao óleo coletado. A Cooperativa vende o óleo usado para uma empresa que o reutiliza como biocombustível. O dinheiro obtido com a venda do óleo é abatido no INSS dos cooperados.

Luis Guilherme Furlan de Abreu, estudante do curso de Biotecnologia do CCA e integrante da Sustec Jr, diz que "o projeto é importante para nos conscientizar sobre as capacidades poluentes do óleo quando despejado inadequadamente no esgoto comum, nos mostrando que há uma alternativa altamente viável que pode gerar um tipo de fonte de renda".

Em andamento desde 2011, a Sustec Jr. inscreveu o projeto na edição 2012 do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, um dos mais importantes projetos mundiais de responsabilidade socioambiental, que faz parte de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o objetivo de reconhecer e incentivar jovens de 18 a 24 anos engajados em ações socioambientais.

O projeto concorreu com mais de 40 trabalhos desenvolvidos por universitários com enfoque na preservação do meio ambiente e conseguiu a quarta colocação, ganhando assim um prêmio em dinheiro para a expansão da atividade. Parte da premiação será destinada para ampliar a divulgação da coleta na Universidade e nas escolas de Araras, com a distribuição de material educativo.

Preocupada em oferecer melhores condições de trabalho para a Cooperativa Araras Limpa, parte do prêmio foi utilizado também para comprar materiais e equipamentos necessários, como jalecos, filtro de água e ferramentas para o trabalho dos cooperados. Todo esse material será entregue nesta sexta-feira, dia 14 de junho para a Cooperativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-2615 ou pelo site oficial do projeto http://sustecjunior.jimdo.com/contato.
13/06/2013
8:00:00
23/06/2013
20:00:00
Murilo Busolin
Sim
Não
5650