Projeto de extensão desenvolvido em escola de Araras é premiado

Araras, São Carlos
Atividades de educação ambiental envolveram crianças de 4 a 10 anos
Servidores e estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar foram contemplados com o prêmio "Cidade das Árvores", concedido pela Câmara Municipal de Araras a projetos de educação ambiental. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Além da UFSCar, a terceira edição do "Cidade das Árvores" contemplou projetos desenvolvidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Ettore Zuntini e pela Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras.
O projeto da UFSCar consistiu na realização de atividades de educação ambiental junto a crianças e professores da Escola Rural EMEIF Pinhalzinho ao longo de 2012. A ação faz parte do projeto de extensão "Educação Ambiental em Meio Rural", coordenado por Rodolfo Antônio de Figueiredo, docente do Departamento de Desenvolvimento Rural que, atualmente, é também Pró-Reitor Adjunto de Extensão da Universidade. Participaram da iniciativa também a servidora Analucia Cerri Arruda – técnica do Laboratório de Ecologia Vegetal do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal – e as estudantes de graduação Carla Fernanda Batista (do curso de Licenciatura em Física), Izabel Cristina Battistuzzi Barbosa (Bacharelado em Biotecnologia) e Natália Seneda Martarello (Licenciatura em Ciências Biológicas), além das professoras da EMEIF Márcia Ap. C. da Cunha Fisher e Simone dos Santos Costa.
Analucia Arruda explica que o projeto buscou promover a educação ambiental relacionando conceitos com a realidade das escolas rurais. "Realizamos atividades lúdicas com as crianças para abordar temas de educação ambiental, como preservação da fauna e da flora. O projeto de extensão prima pela participação da comunidade da UFSCar em ações junto aos professores e estudantes da rede municipal de ensino. A ideia partiu do desejo de realizar um trabalho que falasse dos cuidados ao ambiente em que as crianças moram e seu entorno, das relações entre os diversos seres vivos, tudo isso ligado à realidade do campo. Já a iniciativa específica de participação da premiação foi das estudantes de graduação, que se envolveram muito com as propostas do trabalho que realizamos", conta Arruda.
24/06/2013
13:00:00
Mariana Pezzo
Não
Não
5676